top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Maio Furta-cor: saúde mental materna

Por Fabíola Castro


Neste mês é realizada a campanha “Maio Furta-cor” que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Há um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental e quando ele se estende ao campo materno esse estigma é ainda mais reforçado. E há ainda um alarmante crescimento dos casos de depressão e ansiedade entre as mães.


A iniciativa “Maio Furta-cor” surgiu em 2021 em meio a pandemia, que trouxe um pesado fardo também para as mães. A campanha é realizada em maio porque neste mês celebramos no Brasil o Dia das Mães, um momento oportuno de fomentar discussões entorno das causas maternas.


A Psicóloga com formação em Pré-Natal Psicológico Modelo Arrais, Hamabilhe Garcia, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" falou sobre o tema.


Confira:


Primeiramente, o que é saúde mental?


Qual é a importância de manter a saúde mental em dia?


Quais transtornos mentais podem surgir nas mães?


A atenção com a saúde mental deve já começar na gravidez? O surgimento de algum transtorno já dá sinais durante a gestação?


O que é a depressão pós-parto? Como ela se manifesta?


Qual é a principal causa da depressão pós-parto? É possível prevenir?


Qual a importância do tratamento adequado e como acontece esse tratamento?



Como as gestantes, mães podem manter a saúde mental em dia? Quais as dicas você pode deixar?



Nesse mês acontece a campanha “Maio Furta-cor” que trata de forma especial a Saúde Mental Materna e promove eventos?


Além do evento que a Psicóloga Hamabilhe fala na entrevista, no próximo dia 15, no Parque da Lajinha, em Juiz de Fora, o curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora promove um outro encontro que é virtual, gratuito e aberto a todos os interessados. A palestra “Saúde Mental Materna Importa”, será também com a psicóloga com formação em Pré-Natal Psicológico Modelo Arrais, Hamabilhe Garcia, e acontece nesta quarta-feira, dia 04, às 19h30, de forma remota via Teams. O encontro irá abordar a importância de olharmos para a Saúde Mental Materna. Para participar é só acessar a página estaciojf_oficial no Instagram.


Por que Furta-cor?


Furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

56 visualizações0 comentário
bottom of page