Por Fabíola Castro
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a meningite é considerada uma doença endêmica, ou seja, casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão. A meningite é uma doença grave e contagiosa e a vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.
A Dra. Sônia Rodrigues, Médica Pediatra do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora foi a entrevistada do quadro Bendita Saúde desta quinta-feira, 10, e falou sobre a meningite e a importância da vacinação.
Confira:
O que é a meningite? Existe mais de um tipo? Quais as causas?
Quais os sintomas podem surgir?
Como é transmitida a meningite?
Qual a idade pode ser mais acometida?
Quem tiver alguma suspeita, como deve proceder?
Como é o tratamento?
Há a maior preocupação com a meningite meningocócica?
A meningite pode deixar sequelas?
Como a senhora comentou a vacinação é um ponto chave e muito importante para prevenir a doença. Ela deve ser administrada em quais idades? Neste momento há uma campanha sendo realizada em que o público foi ampliado?
Considerações finais!
Vacinação contra a meningite em Juiz de Fora
A Supervisora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, Marcilene Chaves, nos enviou também algumas informações e fala do público-alvo que deve se vacinar neste momento contra a meningite.
Marcilene Chaves fala ainda sobre casos de meningite identificados recentemente.
A Supervisora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, Marcilene Chaves, explica ainda onde se vacinar em Juiz de Fora.
Lembrando que às quintas-feiras o atendimento das Unidades Básicas de Saúde para vacinação é de 8h as 10h30 e de 13h as 14h30.
Se você está dentro o público contemplado para mais esta vacinação contra a meningite procure uma Unidade de Saúde. E não só para esta vacina, mas para todas as outras que estão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações, desde crianças até os adultos. A vacina é nossa proteção!
Comments