top of page

Luto: falecimento de Frei Joel Postma, OFM

Foto do escritor: Radio CatedralRadio Catedral

Por Rádio Catedral


A Ordem dos Frades Menores Conventuais anunciou o falecimento do Frei Joel Postma, OFM. Compositor, cantor, Maestro e Regente de Coros, ele tinha 95 anos e viveu no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, por mais de 40 anos.


Segundo a nota, "depois de um dia bem ocupado", Frei Joel partiu serenamente na madrugada desta quarta-feira (30). Há uma semana ele estava em cuidados paliativos no Convento São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte.


Ligação profunda com Santos Dumont


Frei Joel Postma nasceu em 8 de março de 1929, na Holanda. Foi ordenado presbítero em 11 de março de 1956. Diplomado no Instituto de Música Sacra, em Utrecht, concentrou as atividades na área da música, especialmente da música litúrgica. Em 1959, veio para o Brasil para compor a Província Santa Cruz. Instalou-se em Divinópolis (MG), onde atuou como mestre de canto por cinco anos. Em 8 de abril de 1964, começou a primeira passagem de Frei Joel por Santos Dumont. Permaneceu por 20 anos e trabalhou como professor de música, vigário do convento, professor de ginásio, diretor-adjunto de um colégio estadual, mestre de canto e liturgia, mestre dos formandos e vice-orientador dos aspirantes.


Depois, foi transferido para Brasilia, onde morou entre 1984 e 1997, atuando como Assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em seguida, retornou à Santos Dumont, para o Seminário Seráfico Santo Antônio, onde morou até 5 de fevereiro de 2023, quando foi transferido para Fraternidade São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte.



Nota


Em nota, Frei Adenilton Reis, OFM, do Seminário Seráfico Santo Antônio de Santos Dumont (MG) destacou que a vida de Frei Joel foi "um cântico incessante de amor e devoção".


Lembrou que ele "encontrou na música prece mais sincera, um instrumento de fé que usava para tocar os corações e unir as almas em comunhão com Deus".


O texto lembra que Frei Joel fez do Brasil seu lar e dedicou a vida a servir, acolher e ensinar. e a cada acorde ou melodia "transformava o sagrado em uma sinfonia de paz e de amor”.




 
 
 

Comentarios


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page