top of page

Luto em Juiz de Fora: Morre, aos 89 anos, o ex-prefeito Tarcísio Delgado

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 12 de set.
  • 3 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Arthur Mesquita
Foto: Arthur Mesquita

Morreu nesta sexta-feira, dia 12, em Juiz de Fora, o ex-prefeito Tarcísio Delgado, aos 89 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Monte Sinai em razão de uma pneumonia, onde faleceu por volta das 3 da tarde. O velório do ex-prefeito Tarcísio Delgado será na Câmara Municipal, neste sábado, de 9h até 16h.


Advogado de formação, Tarcísio construiu uma das carreiras políticas mais marcantes da história de Juiz de Fora e de Minas Gerais. Foi vereador na cidade entre 1967 e 1971, deputado estadual de 1971 a 1975 e deputado federal em três mandatos, nos períodos de 1975 a 1978, 1979 a 1982 e 1991 a 1995.


O auge de sua trajetória política foi como prefeito de Juiz de Fora, função que exerceu por três mandatos: de 1983 a 1988, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Durante sua gestão, implantou projetos de grande impacto na área social, urbana e administrativa, além de ter sido pioneiro em práticas participativas de governo.


Também foi diretor geral do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e secretário de Estado do Trabalho e Ação Social, entre 1991 e 1992, no governo de Hélio Garcia. Em 2014, concorreu ao Governo de Minas Gerais, em sua última disputa eleitoral.


Natural de Torreões, distrito de Juiz de Fora, nascido em 4 de outubro de 1935, Tarcísio Delgado sempre se orgulhou de ter levado benfeitorias à sua terra natal. Apaixonado por futebol, construiu o Estádio Municipal de Juiz de Fora e era presença frequente nos jogos do Tupi. Ele também foi responsável pela implantação do aterro sanitário da cidade, construção do viaduto ao lado da BD.


Com sua morte, Juiz de Fora perde uma de suas maiores lideranças políticas, lembrado por sua dedicação ao serviço público e pelo legado deixado à cidade.


A prefeita Margarida Salomão decretou nesta sexta-feira, 12, luto oficial em Juiz de Fora, por três dias, pelo falecimento do ex-prefeito. "Nesse momento de dor, a Prefeitura de Juiz de Fora lamenta a perda e presta solidariedade à família e aos amigos de Tarcísio Delgado."


Nota de pesar da Cãmara Municipal de Juiz de Fora

A Câmara Municipal de Juiz de Fora lamenta a morte do ex-prefeito Tarcísio Delgado, na tarde desta sexta-feira, 12. Ele foi presidente da Câmara em 1967. O presidente  da Casa, vereador Zé Márcio-Garotinho (PDT), relembra a capacidade administrativa e política de Tarcísio. “Como servidor da Prefeitura, eu sempre admirei a seriedade e capacidade administrativa do Tarcísio. Trabalhei com Tarcísio em todas as suas gestões. Ele tinha um zelo enorme pela garantia da popular nas suas gestões, uma visão de futuro e planejamento sobre Juiz de Fora. É um homem que deixa um legado muito importante”, lembrou.


O parlamentar

A trajetória política de Tarcísio Delgado começou na década de 60, quando foi eleito vereador da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Em 1967, assumiu a presidência da Casa Legislativa por unanimidade, sendo um ferrenho defensor da democracia.  Foi eleito deputado estadual em 1971. Tarcísio assumiu uma cadeira na Câmara Federal pela primeira vez na década de 70, permanecendo até 1982. Ele fez parte do grupo "MDB autêntico", caminhou ao lado de Ulisses Guimarães na marcha pela redemocratização do país. Voltou ao Parlamento Nacional para o mandato de 1991 a 1994, tendo votado para a implantação do Plano Real. 


Atuou como diretor do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e também foi Secretário de Estado do Trabalho e Ação Social de Minas Gerais. 



Pelo social

Tarcísio Delgado foi prefeito de Juiz de Fora por três mandatos, conhecido por realizar obras sociais e estruturantes da cidade. Assumiu sua primeira gestão no início da década de 80, quando ele implantou as primeiras creches comunitárias, e realizou ações nos bairros que modificaram a infraestrutura. 


Voltou à administração municipal no final dos anos 90 e depois foi reeleito nas eleições dos anos 2000. Em 2001, implantou a Reforma Administrativa na Prefeitura. 


O escritor

Tarcísio Delgado era advogado e escritor. Deixou obras que falam de política, das memórias do seu cotidiano em Juiz de Fora e em Torreões, distrito onde nasceu. Relatou a defesa jurídica que ele fez dos Mineiros de Nova Lima na década de 60, os “causos” de sua mãe Anna Delgado e as “Histórias de um Rebelde”. 

No seu último livro publicado, “Memórias de um candeeiro”, ele relatou suas memórias desde a infância. Admitiu que “viveu metamorfoses” ao longo da vida. Aos amigos, Tarcísio dizia que amava Juiz de Fora porque a cidade ofereceu tudo a ele. Tarcísio Delgado nasceu no distrito de Torreões, em Juiz de Fora, em 4 de outubro de 1935. 


Tarcísio é pai do ex-deputado federal Júlio Delgado (MDB) e tio do vereador Maurício Delgado (REDE). 


Velório

A Câmara se solidariza com a família. O velório aberto ao público acontece na Câmara Municipal, neste sábado, das 9h às 16h. 



Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page