• Radio Catedral

Live Sinodal aborda o Direito e a Defesa da Vida Humana

por Giovane Rezende

O Vicariato para Vida e Família, da Arquidiocese de Juiz de Fora, realizou na noite desta quarta-feira, 10, a primeira live de uma série de lives sinodais formativas a respeito da doutrina da Igreja sobre o aborto. O primeiro dia de transmissão teve como tema “Direito e Defesa da Vida Humana”.


Participaram da transmissão, que teve como guia o subsídio da CNBB, “Vida: Dom e Compromisso II – Fé Cristã e Aborto”, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, e do Juiz Auditor do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, Diácono Erivelton Fernando do Amaral.


Também estiveram na live a integrante da Comissão Arquidiocesana de Defesa da Vida (Codevida), Madre Paulina do Pater Noster, pmPN, o casal Arquidiocesano da Pastoral Familiar, Edy e Márcio Lamar, e Irilene Gonzaga Lima Almeida e Welsson Luiz de Almeida, da Pastoral Familiar da Paróquia São Mateus.


Sobre o tema, Dom Gil afirma que a fé Cristã nos leva a venerar, defender e incentivar a vida.

Diácono Erivelton Fernando do Amaral fala sobre o direito a vida, que é uma prerrogativa de todo ser humano, e é inalienável.

Conforme Diácono Erivelton, a legalização do aborto em diversas nações se configuram como um ataque ao princípio do direito a vida, e o documento da CNBB é um importante alerta sobre a luta dos cristãos pela defesa deste direito.

Para o Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, o documento é importante ao indicar a necessidade de se ter uma clareza maior em relação ao direito e a defesa da vida.

Padre Laureandro aponta, nas palavras de São Tomás de Aquino, que a questão da vida não é só religiosa, mas de ética humana.

A transmissão está disponível na íntegra no Facebook da Arquidiocese de Juiz de Fora. A próxima Live Sinodal acontece na quarta-feira, 17, às 19h30. O tema vai ser “A SACRALIDADE DA VIDA: Casal” e vai contar com as participações da neonatologista, Doutora Elisângela de Oliveira Horácio Crivellari, e Rogério Vieira Crivellari.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo