Por Roberta Oliveira
Sinodalidade, misericórdia e levar Cristo aos irmãos e às irmãs que estão encarcerados vão inspirar as reflexões dos Assessores Eclesiásticos – padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas – que atuam na Pastoral Carcerária ao longo do fim de semana. Começa nesta sexta, 12 e vai até domingo, 14, o 1º Retiro Espiritual para Assessores Eclesiásticos da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento será realizado no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora.
"Um momento de aprofundamento, revisão e revigoramento", diz Dom Otacílio
O Assessor do 1º Retiro, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, Bispo de Guanhães (MG) e Referencial para a Ação Social Transformadora, falou à Catedral FM sobre o tema e o lema do encontro.
Dom Otacílio Ferreira de Lacerda comentou as expectativas para este encontro com as pessoas que atuam em diferentes pastorais carcerárias nas Dioceses e Arquidioceses mineiras.
"A Pastoral Carcerária tem que fazer presença onde é necessária", destaca Padre Welington
É a primeira vez que o retiro espiritual é voltado para os assessores eclesiásticos. Padre Welington Nascimento, da Coordenação Colegiada da Pastoral Carcerária do Leste 2, destacou a relevância da atuação junto aos irmãos encarcerados na caminhada sinodal da Igreja Católica.
Missa da Misericórdia volta a ser celebrada
O encerramento do 1º Retiro Espiritual da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 será com a volta da Missa da Misericórdia, na Catedral Metropolitana, que foi suspensa durante a pandemia.
A 5ª edição reunirá detentos e detentas que estão no sistema prisional de Juiz de Fora e será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira e com homilia de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, como explica Padre Welington.
Logo após a Missa da Misericórdia, a Pastoral Carcerária vai promover uma confraternização, oferecendo almoço aos presos e familiares no salão da Catedral Metropolitana.
Programação completa 1º Retiro Espiritual da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2
1º DIA: 12/08 – Sexta-Feira
18h: Chegada;
18h45: Jantar;
19h45: Dinâmica de Apresentação dos Participantes;
20h30: Primeira Partilha;
21h30: Oração da Noite;
21h45: Chazinho;
22h: Repouso
2º DIA: 13/08 – Sábado
7h30: Oração da manhã;
8h: Café da manhã;
8h45: Segunda Partilha;
11h: Cafezinho;
12h: Almoço;
14h: Trocas de Experiências no serviço Pastoral (condução: Pe. Marcelo);
16h: Café da Tarde;
16h30: Terceira Partilha;
Intervalo;
18h45: Jantar;
20h30: PCR NACIONAL (Ir. Perta) e Secretariado Regional (Pe. Rodrigo);
21h30: Oração da Noite;
21h45: Confraternização;
22h: Repouso
3º DIA: 14/08 – Domingo
7h: Café
10h: Missa na Catedral com os presos
12h: Almoço – Catedral Metropolitana
Em seguida, almoço partilhado com os detentos e seus familiares, bispos, padres e diáconos.
Comentarios