top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Lei de inovação foi sancionada em Juiz de Fora

Um ato simbólico de assinatura da lei foi realizado pela prefeita com representantes do setor de inovação e secretarias da PJF.


Por Rádio Catedral

*Foto: PJF.

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, sancionou nesta última segunda-feira (4), a Lei que institui o “Sistema de Inovação de Juiz de Fora”. A norma cria oportunidades de atração de negócios inovadores para a cidade, prevendo, entre outras medidas, formas modernas de cooperação entre o setor público e a iniciativa privada, em favor do desenvolvimento do município, além da integração mais dinâmica da academia, setor produtivo e sociedade civil.


O ato simbólico de assinatura da Lei aconteceu no prédio-sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e contou com a presença de representantes do ecossistema de inovação da cidade, além da chefe do Executivo que falou sobre sanção.


A Lei adequa Juiz de Fora ao marco legal de inovação brasileiro, a Lei 13.243/16 (Novo Marco Legal da Inovação) e seu decreto regulamentador (Decreto 9.283/2018), e a Lei Complementar n° 182/2021 (Novo Marco Legal das Startups). Nela, são definidas as diretrizes do sistema de inovação de Juiz de Fora, seus atores constitutivos, os mecanismos de fomento e apoio à inovação, a constituição do Fundo Municipal de Desenvolvimento da Inovação (FMDI), a operação dos polos e ambientes de inovação no território municipal, além das atribuições do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.


O Secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, disse que a expectativa é grande.


A iniciativa de construção da norma começou em 2021, quando foi lançado o documento guia do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo de Juiz de Fora (PDSI), seguido de dez reuniões setoriais, entre elas, com a rede de TI.


O diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabrício Campos, destacou a importância da lei para a consolidação do Parque Científico e Tecnológico (Partec JF) e o interesse das empresas.


O presidente da Câmara Municipal, José Márcio Garotinho, destacou também as expectativas para o futuro de Juiz de Fora, a partir da sanção da Lei.


Participaram do ato de sanção da Lei representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); da Secretaria da Fazenda (SF); vereadores da Câmara Municipal de Juiz de Fora; da Associação Comercial de Juiz de Fora; do Moinho; do CRITT UFJF; e da Zero40: Ecossistema de Startups.

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Коментарі


bottom of page