• Radio Catedral

Junho laranja: mês de conscientização da anemia e leucemia

Atualizado: Jun 15

Por Fabíola Castro


O mês de junho, identificado pela cor laranja, traz uma campanha que tem o objetivo de divulgar informação e falar da importância da prevenção sobre a saúde do sangue. O mês também traz em destaque duas das condições mais frequentes relacionadas ao sistema sanguíneo: a anemia e a leucemia.


A anemia, apesar de muito frequente, ainda continua sendo um tema que causa muitas dúvidas na população. A leucemia também merece destaque por se tratar de um câncer maligno.


A Dra. Andrea Nicolato, que é Hematologista e Hemoterapeuta do Hemocentro de Juiz de Fora (Fundação Hemominas) fala, em entrevista, sobre o "Junho Laranja - mês de conscientização da anemia e leucemia", destacando que a anemia não é uma doença, mas sim um sinal de que existe uma doença e sobre a leucemia que é um cânceres mais comuns no mundo.


Confira:


O que é a anemia e o que é a leucemia?


As duas condições têm relação? Uma pode acarretar a outra?


Quais são os sintomas? Como identificar a possibilidade de anemia ou da leucemia?


A senhora comentou que a leucemia é o câncer mais frequente em crianças. Mas é comum acontecer também em outras idades? Existe uma faixa etária em que a anemia mais atinge?


Se não for feito o diagnóstico precoce e tratada precocemente a leucemia pode se agravar muito? Como ela é tratada?


O tratamento da anemia como é feito?


A alimentação pode ter influência nas causas dessas duas condições de saúde?


Qual o objetivo do mês temático "Junho Laranja"?

É importante consultar um médico regularmente. Identificar com antecedência essas e outras doenças auxilia no tratamento e prevenção para os casos não se agravarem.


Os pacientes em tratamento podem precisar receber bolsas de sangue, por isso, nesse mês de junho, é lembrada também a importância do gesto solidário de doar sangue, o que pode ser feito nos hemocentros de forma agendada e tranquila. Para Juiz de Fora e região, os candidatos à doação podem realizá-la na Fundação Hemominas, agendando pelo site, pelo aplicativo MGapp ou pelo telefone (32) 3257-3100. O hemocentro fica na Rua Barão de Cataguases, S/N, no Centro e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo