Por Fabíola Castro
Julho é o mês da conscientização sobre os cânceres de cabeça e pescoço. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) intensifica, com a campanha Julho Verde, suas ações de conscientização a respeito da importância da detecção precoce desse tipo de câncer com o objetivo de alertar a população para sintomas e, principalmente, para a prevenção de doenças nessas regiões do corpo.
O Doutor Henrique Perez, médico e cirurgião de cabeça e pescoço da Rede Mater Dei de Saúde, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 13, explicou sobre essas doenças, destacando a importância de se estar atento aos sinais e sintomas para um diagnóstico precoce e tratamento correto.
Confira:
O que é o câncer de cabeça e pescoço e qual sua incidência no país?
Qual a importância do Julho Verde e da conscientização sobre essas doenças?
Quais os fatores de risco, sinais, sintomas para o câncer de cabeça e pescoço?
Como é feito o diagnóstico?
Essas doenças têm cura? Como são feitos os tratamentos?
É possível prevenir o aparecimento dessas doenças?
Finalizando, o que seria importante destacar sobre essas doenças?
Como destacou o médico na entrevista, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos desses tipos de doença, por ano, no país, por isso também, a campanha Julho Verde é promovida pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), com objetivo da conscientização e prevenção e no caso do diagnóstico para que os tratamentos sejam os mais efetivos e potencialmente curativos.
Comments