Juiz de Fora tem mais de 60 pessoas desalojadas em função das chuvas
- Silvia Carvalho
- 17 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Defesa Civil já registrou 182 ocorrências em decorrência dos efeitos da forte chuva registrada na segunda-feira (15). Desde a emissão do alerta, Juiz de Fora acumulou 155,32 mm de chuva, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O maior volume foi registrado no bairro Linhares.
Até o momento, 61 pessoas estão desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas casas por orientação da Defesa Civil e estão abrigadas temporariamente em casas de familiares ou amigos. A Prefeitura informou que mantém espaços públicos preparados para acolhimento institucional, caso seja necessário.
A estimativa é de que cerca de cinco mil pessoas tenham sido afetadas pelo temporal. Entram nesse número moradores e comerciantes que tiveram imóveis invadidos pela água, prejuízos materiais, interrupção de serviços básicos e danos estruturais. Entre os relatos estão móveis danificados, mercadorias perdidas, veículos comprometidos e paralisação de pequenos negócios.
Diante da gravidade da situação, a prefeita Margarida Salomão assinou, nesta terça-feira, dia 16, o decreto que declara situação de emergência no município por 90 dias. A medida garante respaldo legal para ampliar ações de resposta, assistência às famílias e reconstrução das áreas atingidas.
Com o decreto, a população afetada poderá solicitar benefícios e auxílios, como a isenção do IPTU em 2026 para imóveis alagados e condições especiais na cobrança da tarifa de água e esgoto, levando em conta o aumento do consumo durante a limpeza e recuperação dos imóveis.









Comentários