top of page

Juiz de Fora tem dia D de Multivacinação neste sábado (22)

Foto do escritor: Silvia Carvalho
Silvia Carvalho
21 de ago.
4 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Divulgação/PJF
Foto: Divulgação/PJF

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora realiza, neste sábado, dia 22, o Dia D de Multivacinação. A mobilização acontece das oito da manhã ao meio-dia, com o objetivo de atualizar a situação vacinal da população e ampliar a proteção contra diversas doenças.


A ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, além do Centro de Vigilância em Saúde, na Avenida dos Andradas, número 523, no Morro da Glória, e do Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente, na Rua São Sebastião, 772 e 776, no Centro.


Para crianças e adolescentes de zero a 19 anos, serão oferecidas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com a idade e o histórico de cada pessoa. Entre os imunizantes estão as vacinas contra poliomielite, rotavírus, meningite, gripe, covid-19, febre amarela, sarampo, HPV e dengue.


Já para adultos de 20 a 59 anos, o foco será a atualização da vacinação contra o sarampo, com a aplicação da tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, como explica a supervisora de Imunização da Prefeitura de Juiz de Fora, Melissa Cardoso.

Pessoas de 20 a 29 anos devem receber duas doses da tríplice viral, conforme o histórico vacinal. Para quem tem entre 30 e 59 anos, a indicação é de uma dose, também considerando os registros anteriores.


Antes da aplicação, os profissionais de saúde vão conferir a caderneta de vacinação e identificar quais doses estão em atraso ou precisam ser complementadas.


Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem não possui a caderneta deve procurar a UBS mais próxima para receber orientações e regularizar o registro.


A Prefeitura também orienta a população a utilizar o aplicativo Meu SUS Digital, que permite consultar o histórico de vacinação e emitir o comprovante digital de imunização.

E quem não puder participar do Dia D neste sábado não precisa esperar por outra mobilização. A vacinação continua nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, a partir das 9h, e aos sábados, das 8h às 11h, como destaca Melissa Cardoso.


Vacinação para crianças e adolescentes

O público de zero a 19 anos, 11 meses e 29 dias poderá procurar os pontos de vacinação para avaliação da situação vacinal e atualização das doses previstas para sua idade. Entre os imunizantes que fazem parte do calendário estão:

Vacina contra hepatite B:

  • Recém-nascidos, com a primeira dose preferencialmente nas primeiras horas de vida;

  • Crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos que não tenham o esquema vacinal completo, conforme histórico vacinal.

Vacina pentavalente:

  • Crianças a partir de 2 meses de idade, conforme o esquema previsto no Calendário Nacional;

  • Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias com esquema incompleto, para início ou complementação das doses.

Vacina contra poliomielite (VIP):

  • Crianças a partir de 2 meses de idade, conforme o esquema vacinal;

  • Crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estejam com doses em atraso ou esquema incompleto.

Vacina contra rotavírus:

  • Bebês a partir de 1 mês e 15 dias, respeitando os limites de idade estabelecidos para cada dose;

  • A aplicação depende da idade da criança e do histórico vacinal.

Vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20):

  • Crianças menores de 5 anos, conforme o esquema vacinal e o histórico de doses;

Vacina pneumocócica 10-valente:

  • Crianças a partir de 2 meses de idade;

  • Crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias com esquema incompleto ou sem a dose de reforço.

Vacina meningocócica C:

  • Crianças a partir de 3 meses de idade;

  • Crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estejam com o esquema incompleto.

Vacina contra a gripe (Influenza):

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

  • Crianças indígenas e crianças com comorbidades entre 6 meses e 8 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o histórico vacinal.

Vacina contra a Covid-19:

  • Crianças a partir de 6 meses de idade, conforme faixa etária, histórico vacinal e indicação prevista no Calendário Nacional de Vacinação.

Vacina contra a febre amarela:

  • Crianças a partir de 9 meses de idade;

  • Crianças a partir de 5 anos que não tenham comprovação da vacinação, conforme histórico vacinal.

Vacina meningocócica ACWY:

  • Crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, para a dose de reforço;

  • Adolescentes de 11 a 14 anos, conforme histórico vacinal.

Vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola):

  • Crianças a partir de 12 meses de idade;

  • Adolescentes de 10 a 19 anos com esquema incompleto;

  • O calendário prevê duas doses, conforme histórico vacinal.

Vacina contra hepatite A:

  • Crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Vacina DTP:

  • Crianças de 15 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias, para as doses de reforço previstas no calendário.

Vacina contra varicela (catapora):

  • Crianças de 15 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o esquema de duas doses;

  • Povos indígenas possuem indicação específica, conforme o calendário nacional.

Vacina dT (difteria e tétano):

  • Crianças e adolescentes a partir de 7 anos que precisam iniciar ou completar o esquema vacinal;

  • Adolescentes com indicação de doses de reforço, conforme histórico vacinal.

Vacina contra o HPV:

  • Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com uma dose;

  • Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não tenham recebido a vacina também podem ser contemplados pela estratégia de resgate vigente em 2026.

Vacina contra a dengue:

  • Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos;

  • O esquema previsto é de duas doses, conforme histórico vacinal.

As vacinas e os esquemas seguem as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, considerando a idade, o histórico vacinal e situações específicas de cada pessoa. 


Vacinação contra o sarampo para adultos

Para a população de 20 a 59 anos, o Dia D terá como foco a atualização da vacinação contra o sarampo por meio da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

Vacina tríplice viral:

  • Pessoas de 20 a 29 anos: duas doses, conforme o histórico vacinal;

  • Pessoas de 30 a 59 anos: uma dose, conforme o histórico vacinal.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page