Juiz de Fora sedia pela 1ª vez Copa Brasil de Xadrez para deficientes visuais
- Radio Catedral

- 15 de ago.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Juiz de Fora vai receber um evento inédito e muito especial: a etapa Regional Sudeste da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais. A competição acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Victory Business, reunindo cerca de 90 atletas de todo o país, entre eles campeões brasileiros e sul-americanos.
O torneio é uma iniciativa do Instituto Albert Sabin em parceria com a Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais, com apoio da Associação dos Cegos e da Prefeitura de Juiz de Fora.
Henrique Araújo, coordenador geral do Instituto Albert Sabin e responsável pela organização da etapa em Juiz de Fora, destaca os desafios e os aprendizados para trazer um evento como esse para a cidade.
Segundo Henrique Araújo, o número de competidores da etapa de Juiz de Fora é o maior da história do torneio, que está completando 10 anos.
Henrique Araújo fala também sobre o processo de escolha dos participantes.
O organizador da etapa de Juiz de Fora reforça que o evento une raciocínio, memória e estratégia, em um formato totalmente adaptado para deficientes visuais, com peças táteis e jogadas verbalizadas. Além disso, promove inclusão, esporte e superação pessoal.
Henrique Araújo destaca ainda que o evento é gratuito e aberto ao público.









Comentários