Por Rádio Catedral

Os primeiros dias de 2024 foram marcados por chuvas intensas e ventos fortes em Juiz de Fora. Segundo dados coletados pela Defesa Civil em pluviômetros e estações meteorológicas do município, o volume total de precipitação registrado em janeiro chegou a 416,8 milímetros, um número 40,15% acima da média histórica para o mês, que é de 297,4 milímetros.
Os bairros mais afetados pelas chuvas foram Grama, Jardim Lermitage, Paula Lima, Alphaville, Filgueiras, São Judas Tadeu, Chácaras Passos del Rey, Milho Branco, Monte Castelo e Bandeirantes. O destaque foi para o bairro Grama, onde, no dia 3 de janeiro, foram registrados 104 milímetros de chuva em apenas 24 horas, o que corresponde a mais de 35% da média esperada para todo o mês.
Ventos de quase 100km/h
Além das chuvas, os fortes ventos também impactaram a cidade. No dia 5 de janeiro, entre 19h e 20h, a estação meteorológica da UFJF registrou rajadas que atingiram 98,64 km/h. O fenômeno elevou o Plano de Contingência Municipal ao nível máximo de alerta, exigindo a atuação emergencial da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A cidade registrou quedas de árvores e destelhamentos em diversas regiões.
Ao longo do mês de janeiro, a Defesa Civil de Juiz de Fora realizou 101 vistorias preventivas e atendeu 262 ocorrências. Segundo a Defesa Civil, desde fevereiro de 2020 não há registros de óbitos na cidade causados por desastres naturais durante o período chuvoso.
A população pode se cadastrar para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil por SMS. O serviço é gratuito: basta enviar uma mensagem de texto com o CEP do local desejado para o número 40199. O órgão também mantém informações atualizadas no Instagram @defesaciviljf. Em caso de emergências, o telefone de contato é o 199.
Leia mais:
Comments