• Radio Catedral

Jubileu de 100 anos: Paróquia NS da Conceição em Matias Barbosa retoma tradicional quermesse

Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro

Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Matias Barbosa celebra Jubileu de 100 anos Foto: Adriano Vittoretto

Em Matias Barbosa, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebra entre esta sexta-feira, 10, até domingo, 12, o Jubileu de cem anos. Em 2022, outro motivo de celebração da comunidade é o retorno da tradicional festa, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Município.

A quermesse é em honra à Santíssima Trindade, Nossa Senhora da Conceição, São Sebastião e Santo Antônio. O pároco, Padre Osmar Santos, convida a todos para prestigiarem as festividades.


A festa é realizada no entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na Praça Manoel de Castro, 78, no Centro. A programação conta com missas, procissão, leilão de bezerros, shows e barraquinhas de comidas típicas.


Confira a programação da Festa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição





Festa é Bem Imaterial de Matias Barbosa


De acordo com a Prefeitura, a Festa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição é um dos bens imateriais de Matias Barbosa, registrada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC).


O tombamento ocorreu por meio do decreto municipal 1.642 de 6 de janeiro de 2011. O reconhecimento como bem imaterial segue pelas comprovações como registros, documentos entre outros aspectos.


O reconhecimento como paróquia veio um ano antes da emancipação de Matias Barbosa como município. Além das celebrações religiosas, como a tradicional festa da paróquia ou quermesse.


Quermesse da Paróquia Nossa Senhora da Conceição é bem imaterial de Matias Barbosa Foto: Adriano Vittoretto

O historiador do Departamento de Cultura e Turismo de Matias Barbosa, Ricardo Sartine, fala sobre a festividade centenária.


Bem imaterial de importante valor religioso e cultural para a cidade, como destaca Ricardo Sartine.



0 comentário