top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

JF registra 69mm de chuva na madrugada desta quarta (6) - Inmet emite novo alerta de chuva forte

Por Rádio Catedral


Na madrugada desta quarta-feira (6), em apenas duas horas, das 3h às 5h, choveu 69 mm em Juiz de Fora, segundo a Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na UFJF. Esse volume de chuva é cerca de 22% do esperado para o mês. As rajadas de vento chegaram a 43 km/h.


A chuva intensa, formada em pouco tempo, é uma das características do fenômeno El Niño.


A Defesa Civil informou que registrou duas ocorrências: inundação no bairro Mariano Procópio e deslizamento de terra no bairro Borboleta.

Com a chuva forte na Cidade Alta, a Rua Feliciano Pena, no Mariano Procópio, inundou e algumas casas e estabelecimentos foram alagados. Equipes do Demlurb atuaram na limpeza do local, com serviço de lavação e raspagem.


A Defesa Civil disse ainda que está realizando vistorias nos imóveis da área para identificar e acolher as famílias atingidas. Ainda durante a madrugada, equipes da Guarda Municipal, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito da SMU trabalharam na região.

Já na Rua Augusto Thielman, no Borboleta, houve um escorregamento de solo, que atingiu a parte posterior de um imóvel. Com o deslizamento, o tronco de uma árvore seca afetou parcialmente a parede da cozinha. De forma preventiva, a casa foi interditada. De acordo com a Prefeitura, uma equipe de serviço social vai realizar o atendimento da família, que mora de aluguel no imóvel.


No Borboleta, parte do solo ficou depositado na via e o Demlurb informou que vai realizar a limpeza da rua. As equipes do Departamento de Limpeza Urbana também atenderão, os bairros Linhares, Borboleta, São Pedro e Democrata.


Alerta Inmet


O Inmet emitiu um novo alerta amarelo de perigo potencial para chuva forte entre hoje (6) e amanhã (7), em áreas Minas Gerais, que incluem a Zona da Mata e Campo das Vertentes. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h com ventos de até 60 km/h.


Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199, a equipe trabalha 24 horas. Os Bombeiros também podem ser acionados pelo 193.


Confira também:

Na tarde desta quarta-feira (6), a Prefeitura divulgou que na rua Feliciano Pena, um particular realizou uma obra, com a retirada da barreira de proteção, em que foi desfeita essa estrutura, erguida no outro lado do córrego, o que causou o transbordamento na via e fez um caminho mais fácil para águas retornarem para a rua e invadir as casas.


Ainda de acordo com a PJF, essas águas barrentas obstruíram as bocas de lobo da rua, o que manteve o alagamento por mais tempo. Equipes da Prefeitura estiveram desde a madrugada no local fazendo a limpeza e a desobstrução das bocas de lobo na via. Emergencialmente, um muro de rip-rap de 2,5m de cada lado do córrego será erguido novamente para minimizar os impactos.


Foi informado ainda que forma de minimizar o transtorno, os moradores da rua terão desconto na conta de água desse mês. A Cesama irá cobrar na Rua Feliciano Pena apenas a média da conta de água dos últimos meses, já que em função do barro, há um aumento no consumo de água potável para a lavagem das casas.

13 visualizações0 comentário
bottom of page