top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Jardim Botânico da UFJF é inaugurado

Atualizado: 15 de abr. de 2019

Por Fabíola Castro e Giovane Rezende

Um dos últimos refúgios de Floresta Atlântica, em meio à área urbana, abriu suas portas ao público nesta sexta-feira (12). Os visitantes já têm acesso ao Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado em meio à Mata do Krambeck. Por meio de ações de educação ambiental, podem trocar saberes sobre a sociobiodiversidade e compreender os usos, as relações ecológicas e as dimensões culturais que envolvem um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

No parque, é possível apreciar cerca de quinhentas espécies vegetais, entre plantas nativas, populações raras ou em extinção, como o pau-brasil e o ipê roxo. A fauna local é uma atração à parte, pois a área é rota de aves migratórias transitórias. O visitante pode observar espécies de diferentes regiões do país.

Ao todo, são 82,7 hectares de área preservada, equivalentes a 116 campos de futebol, abrangendo a área antes denominada Sítio Malícia. Outros dois sítios, Retiro Velho e Retiro Novo, compõem a Mata do Krambeck, totalizando 372,7 hectares.

O público vai ter acesso livre a cerca de dez hectares que incluem trilha; roteiros de visitação; lagos com decks; galerias de arte; bromeliário e orquidário com coleções botânicas. Estudantes da UFJF vão estar dispostos, em pontos específicos do Jardim, para dar orientações e informar sobre as espécies.

Segundo o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, o Jardim Botânico permite a inserção da Universidade na comunidade, criando a oportunidade para que a sociedade tenha contato com as questões ambientais.

De acordo com o reitor, o investimento da Universidade Federal no Jardim Botânico, entre manutenção e funcionários, vai custar entre R$ 1,5 milhão até R$ 2 milhões por ano. Sobre o teleférico que seria instalado, Marcus David apontou questões judiciais e financeiras para que o jardim seja aberto antes da conclusão, que ainda vai ser estudada.

O diretor do Jardim, Gustavo Soldati, ressalta a importância educacional do espaço, para trabalhar a conscientização da população para encarar a crise da biodiversidade que estamos vivendo.

O Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, esteve presente na inauguração e destacou a participação do executivo para garantir a qualidade e manutenção do entorno, de competência da municipalidade, ajudando assim a fomentar o Jardim Botânico como ferramenta de turismo para a cidade e região.

Diversas autoridades civis e militares também estiveram presentes na abertura do Jardim Botânico da UFJF. O público em geral teve acesso ao parque a partir de 13h desta sexta-feira.

O horário de funcionamento será de terça a sexta-feira e aos domingos, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h30. O acesso é gratuito e não há necessidade de agendamento prévio para visitas espontâneas.

O local tem capacidade de receber cem visitantes por vez, sem limite diário, além de turmas escolares com até 50 alunos e professores. Não há estacionamento no Jardim, e todo o trajeto interno é realizado a pé. No caso das escolas, é preciso reservar data e horário. Para o primeiro semestre, todas as vagas já foram preenchidas. A partir de junho, novas oportunidades vão ser abertas para o segundo semestre.

É recomendável ao visitante o uso de itens de proteção individual contra insetos e animais peçonhentos. O ideal é usar sapatos fechados, apropriados para caminhada, calça comprida e boné. Não é permitida a coleta de amostras biológicas, como plantas e animais.

O Jardim Botânico está localizado na Mata do Krambeck, com entrada pela Rua Coronel Almeida Novaes s/n, no Bairro Santa Terezinha. Outras informações estão presentes no site do Jardim e nas redes sociais Instagram e Facebook.

59 visualizações0 comentário
bottom of page