top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Jardim Botânico oferece oficina gratuita de hortas urbanas e compostagem

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Por Fabíola Castro

*Foto: Freepik.

Ter uma horta em casa com produtos fresquinhos pode ser uma excelente ideia para contribuir com uma alimentação mais saudável. Uma couve fresquinha, pronta para ser refogada, alface direto para a salada, a cebolinha picadinha para dar mais tempero ao prato ou a erva medicinal para um chazinho. E tudo isso plantado e cultivado por você mesmo.


Pensando nisso, o Jardim Botânico da UFJF pretende contribuir para que haja mais familiaridade com métodos de agricultura familiar por meio da oficina “Hortas urbanas e compostagem: uma visão agroecológica”, que ocorre no Jardim, no próximo dia 20 de maio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário on-line disponível no site ufjf.br/jardimbotanico. Serão disponibilizadas 50 vagas, e o preenchimento ocorre por ordem de inscrição. A oficina será ministrada pelo permacultor, agricultor e composteiro, Eduardo Vianna.


O permacultor é aquele que segue os princípios da permacultura – uma prática mais ecológica, natural e harmônica com a natureza, que inclui o cultivo de espécies rústicas, a valorização de recursos naturais renováveis, o emprego de variedade de espécies em oposição à monocultura e melhor fertilidade do solo.


O biólogo e diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, explica a iniciativa.


Breno Moreira destaca que as hortas urbanas podem aproveitar os espaços que a pessoa tem em casa para pequenos cultivos.


A oficina oferecida pelo Jardim Botânico, segundo o biólogo Breno Moreira, os participantes receberão conhecimentos sobre o cultivo, além de aprender sobre os processos de reciclagem doméstica.


A oficina no dia 20 de maio começa às 8h e segue com a programação até às 16h. Haverá emissão de certificado de seis horas.


Programação da oficina


8h – 9h: horta urbana banindo a fome

9h – 11h: prática de cultivo em minissistemas agroflorestais (SAFs) e horta de plantas alimentícias não-convencionais (Pancs)

11h – 13h: piquenique e prosa: soberania alimentar (para o piquenique, cada participante deve trazer um lanche para ser compartilhado)

13h – 14h: solução de (quase) todos os problemas

14h – 16h: construção das composteiras e encerramento

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page