Por Fabíola Castro
Ter uma horta em casa com produtos fresquinhos pode ser uma excelente ideia para contribuir com uma alimentação mais saudável. Uma couve fresquinha, pronta para ser refogada, alface direto para a salada, a cebolinha picadinha para dar mais tempero ao prato ou a erva medicinal para um chazinho. E tudo isso plantado e cultivado por você mesmo.
Pensando nisso, o Jardim Botânico da UFJF pretende contribuir para que haja mais familiaridade com métodos de agricultura familiar por meio da oficina “Hortas urbanas e compostagem: uma visão agroecológica”, que ocorre no Jardim, no próximo dia 20 de maio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário on-line disponível no site ufjf.br/jardimbotanico. Serão disponibilizadas 50 vagas, e o preenchimento ocorre por ordem de inscrição. A oficina será ministrada pelo permacultor, agricultor e composteiro, Eduardo Vianna.
O permacultor é aquele que segue os princípios da permacultura – uma prática mais ecológica, natural e harmônica com a natureza, que inclui o cultivo de espécies rústicas, a valorização de recursos naturais renováveis, o emprego de variedade de espécies em oposição à monocultura e melhor fertilidade do solo.
O biólogo e diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, explica a iniciativa.
Breno Moreira destaca que as hortas urbanas podem aproveitar os espaços que a pessoa tem em casa para pequenos cultivos.
A oficina oferecida pelo Jardim Botânico, segundo o biólogo Breno Moreira, os participantes receberão conhecimentos sobre o cultivo, além de aprender sobre os processos de reciclagem doméstica.
A oficina no dia 20 de maio começa às 8h e segue com a programação até às 16h. Haverá emissão de certificado de seis horas.
Programação da oficina
8h – 9h: horta urbana banindo a fome
9h – 11h: prática de cultivo em minissistemas agroflorestais (SAFs) e horta de plantas alimentícias não-convencionais (Pancs)
11h – 13h: piquenique e prosa: soberania alimentar (para o piquenique, cada participante deve trazer um lanche para ser compartilhado)
13h – 14h: solução de (quase) todos os problemas
14h – 16h: construção das composteiras e encerramento
Comments