• Radio Catedral

Janeiro Branco: cuidados com a saúde mental

Por Fabíola Castro


A campanha Janeiro Branco foi implantada em 2014. É um mês temático relacionado à saúde mental das pessoas, um mês de conscientização e prevenção, assim como temos o Outubro Rosa, Novembro Azul, Agosto Dourado, entre outras campanhas. O mês de janeiro foi escolhido pela sua representatividade de iniciar o ano, pela oportunidade de recomeço, e assim discutir a relevância da saúde mental e do cuidado.


É uma campanha importante para estimular a conscientização da sociedade quanto à saúde mental e o bem-estar emocional, principalmente em mais um ano marcado pela pandemia da Covid-19 que ainda estamos vivenciando.


Para falar sobre esse tema, o quadro Bendita Saúde desta terça-feira (11), trouxe uma entrevista com a Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Laisa Marcorela Andreoli Sartes.


Confira:


O que significa o Janeiro Branco? Qual a sua importância?


Quais são os objetivos da campanha Janeiro Branco?


Por que se atentar aos cuidados com a saúde mental?


Assim como em outras condições de saúde, com a saúde mental é preciso também pensar e trabalhar com a prevenção?


Quais os principais transtornos que podem acometer a saúde mental das pessoas?


Quais são os fatores que podem estar relacionados aos sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo?


Para quem está ao redor é importante observar uma pessoa que possa estar mudando o seu comportamento e desenvolvendo ansiedade, depressão?


Esses problemas, transtornos, podem atingir a qualquer faixa etária?


Algo muito comum que sempre ouvimos é a questão da importância de se manter o corpo são e a mente sã. É importante esse equilíbrio?


Além dessas já faladas, há outras recomendações no cuidado com a saúde mental?


A UFJF oferece atendimento psicológico? Como se dá?


Clique aqui e acesse o site do Centro de psicologia Aplicada (CPA) da UFJF. O contato pode ser feito também pelo e-mail cpa.psicologia@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102-3121.




0 comentário