top of page

IPVA 2026: Governo de MG divulga valores e datas de pagamento

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 20 minutos
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


ree

Os proprietários de veículos em Minas Gerais já podem consultar os valores do IPVA 2026, divulgados pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. A consulta é feita pelo Renavam, no site fazenda.mg.gov.br, pelo telefone 155 do LigMinas ou pelo aplicativo MG App, do Governo de Minas.

 

Além da divulgação dos valores, a Secretaria de Fazenda também confirmou a escala oficial de pagamento, que começa em 9 fevereiro de 2026 para placas finais 1 e 2. O imposto poderá ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou parcelado em até três vezes, com vencimentos em fevereiro, março e abril. Quem quiser se antecipar poderá efetuar o pagamento a partir do dia 2 de janeiro de 2026.

 

Também para o ano de 2026 está mantido o programa Bom Pagador, que concede desconto extra de 3% para os veículos que ficaram em dia com o IPVA nos anos de 2024 e 2025. Segundo o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, o desconto é automático e já vem aplicado no valor do imposto. Quem optar pela cota única pode somar os dois benefícios, chegando a 6% de desconto total. O benefício é vinculado ao Renavam, e não ao CPF ou CNPJ do proprietário.

 

A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo, a TRLV, tem valor fixado em R$ 35 reais e 62 centavos e vence no dia 31 de março de 2026. A Secretaria reforça que mesmo veículos isentos do IPVA precisam pagar a taxa de licenciamento.

 

Falando em isenção, agora uma mudança na legislação garante isenção automática do IPVA para veículos com 20 anos ou mais de fabricação em Minas Gerais. São mais de 3 milhões e 300 mil veículos beneficiados, entre carros de passeio, motocicletas e caminhonetes. Ônibus, micro-ônibus e veículos de carga não entram nessa regra.

 

O pagamento do IPVA e da taxa de renovação do licenciamento pode ser feito por Pix, com QR Code, Documento de Arrecadação Estadual, internet banking ou diretamente nos bancos e agentes autorizados. A Secretaria alerta que o atraso gera multas e juros, que aumentam conforme o tempo de inadimplência.


ree

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page