top of page

Intenção de oração de julho: Papa Leão XIV pede respeito pela vida humana em todas as suas etapas

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura

Por Thulio Fonseca – Vatican News

Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

“Aprender a acolher a vida sem condições.” Este é o convite de Leão XIV na intenção de oração para o mês de julho, divulgada pela Rede Mundial de Oração do Papa em colaboração com o Dicastério para a Comunicação. O Pontífice pede que os fiéis rezem para que toda vida humana seja reconhecida como um dom sagrado e respeitada em todas as fases da existência.


Na oração, o Papa dirige-se ao “Senhor da vida”, recordando que cada pessoa reflete o rosto de Deus e possui uma dignidade única e irrepetível. Por isso, suplica a graça de saber acolher a vida sem condições, sustentar com ternura a fragilidade, acompanhar com respeito cada etapa da existência e defender com coragem aqueles que não têm voz.



Uma casa aberta para todos


Leão XIV também expressa o desejo de que a Igreja seja um lugar de acolhida, onde ninguém se sinta excluído ou descartado. Na oração, pede que a comunidade cristã seja uma “casa aberta”, capaz de celebrar cada existência humana e de testemunhar concretamente o Evangelho da vida. O Pontífice reconhece ainda a necessidade de conversão diante das atitudes de indiferença que ferem a dignidade humana. Por isso, pede perdão pelas vezes em que prevalece a chamada “cultura do descarte”, expressão frequentemente utilizada pelo Papa Francisco para denunciar a exclusão dos mais vulneráveis.


Do primeiro instante ao último suspiro


A intenção de oração retoma uma reflexão já apresentada por Leão XIV durante sua recente viagem apostólica à Espanha. Na ocasião, o Papa afirmou que “toda vida humana deve ser reconhecida e protegida desde a sua concepção até o seu ocaso natural, em todas as circunstâncias da sua existência”. No vídeo deste mês, o Pontífice reforça a mesma mensagem ao recordar que cada ser humano é um “dom sagrado”, digno de respeito “desde o primeiro instante da sua existência até o último suspiro do seu caminho sobre a terra”.


Os desafios do mundo atual


A intenção de oração de julho encontra eco em diversas situações que desafiam a promoção e a proteção da vida humana. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que cerca de 73 milhões de abortos induzidos ocorrem anualmente em todo o mundo. Paralelamente, a Anistia Internacional registrou pelo menos 2.707 execuções em 17 países ao longo de 2025, o maior número desde 1981.


Também entre os idosos persistem situações de vulnerabilidade. Segundo a OMS, uma em cada seis pessoas com mais de 60 anos sofre algum tipo de abuso. Diante desse cenário, Leão XIV convida os fiéis a renovar o compromisso com a defesa da dignidade humana, promovendo uma cultura da vida capaz de acolher, proteger e acompanhar cada pessoa, especialmente as mais frágeis e vulneráveis.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page