INSS começa a devolver valores de descontos ilegais a aposentados e pensionistas
- Radio Catedral

- 22 de jul.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral com Agência Brasil

Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo com o INSS para receber de volta os valores descontados de forma indevida por associações, entre março de 2020 e março de 2025. O número representa 36% dos cerca de 1,9 milhão de beneficiários aptos ao ressarcimento.
O pagamento será feito em parcela única, corrigida pela inflação, diretamente na conta onde o benefício é depositado. Os depósitos começam nesta quinta-feira, dia 24 de julho, obedecendo à ordem de adesão.
O prazo para aderir ao acordo vai até 14 de novembro. Segundo o governo federal, a adesão pode ser feita de forma gratuita e sem a necessidade de apresentar documentos, tanto pelo aplicativo ou site Meu INSS quanto em agências dos Correios espalhadas por todo o país.
O ministro da Previdência Social, Wolnei Queiroz, reforçou que os beneficiários não precisam contratar advogados para participar do acordo. No entanto, continuam com o direito de entrar na Justiça contra as associações, por exemplo, em caso de danos morais.
Podem aderir ao acordo aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e não receberam resposta em até 15 dias úteis. A central 135 está disponível para informações, mas não realiza adesão.
Para mais detalhes, acesse o aplicativo Meu INSS ou procure uma agência dos Correios.









Comentários