Inspiração no anúncio do Evangelho, devotos celebram São Domingos de Gusmão
- Radio Catedral

- 8 de ago.
- 2 min de leitura
Por Ra´dio Catedral

Neste sábado (8), a Igreja Católica recorda a vida e o exemplo de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Frades Pregadores ou Dominicanos.
Em Juiz de Fora, a festa na comunidade dedicada a São Domingos de Gusmão, na Rua Porfírio Barbosa de Albuquerque, 318 no Bairro Teixeiras, tem como tema "Com São Domingos de Gusmão, em comunidade, conhecer, meditar e praticar a palavra" e o lema, extraído do Evangelho de São Lucas 11,25: "Felizes aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".
O Pároco, Padre Emerson de Assis Bras, reforça que o padroeiro é uma inspiração na anunciação da Palavra de Deus.
Em Lima Duarte, Comunidade de São Domingos de Bocaina comemora o padroeiro e Nossa Senhora do Rosário. Neste sábad o (8), após a missa ás 12h, às 13h30, começa leilão de prendas; às 16h, procissão, seguida de missa. Depois continuação do leilão, queima da fogueira, com a participação da Corporação Musical Santa Cecília.
No domingo (9), às 13h, missa presidida pelo Padre Miron Messias. Em seguida, café comunitário, leilão encerrando a tradicional festa religiosa de São Domingos de Gusmão e Nossa Senhora do Rosário; em todos os dias, haverá programacao social com shows e atividades para crianças.
História de São Domingos de Gusmão
Fonte: site da Canção Nova
São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância.
Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé.
Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão.
Em 1215, Domingos fundou uma Ordem que oferecia uma nova proposta de evangelização cristã e vida apostólica. Em 22 de dezembro de 1217, Papa Honório III emitiu a aprovação definitiva, dando-lhe o nome de “Ordem dos Frades Pregadores”. Eles foram conhecidos como homens sábios, pobres e austeros.
São Domingos de Gusmão morreu em 6 de agosto de 1221, com 51 anos, no Convento de Bolonha. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX, que o havia conhecido pessoalmente após 13 anos da sua morte.






Comentários