top of page

Inscrições para o Enem 2026 começam nesta segunda-feira (25)

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 56 minutos
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral com infiormações da Agência Brasil.


Foto: Agência Brasil.
Foto: Agência Brasil.

Começaram hoje as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2026. Os candidatos terão até o dia 5 de junho para se inscrever exclusivamente pela internet, na página oficial do exame.


O Enem é a principal porta de entrada para as universidades públicas do país e também privada, por meio do Prouni. As universidades federais de Juiz de Fora, Viçosa e São João del Rei utilizam as notas do Enem para ingresso nas instituições.


As provas serão realizadas em dois domingos, nos dias 8 e 15 de novembro. Para este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o Inep, prevê ampliar a estrutura de aplicação e aumentar para cerca de 10 mil o número de locais de prova em todo o país. A taxa de inscrição permanece em 85 reais e o pagamento poderá ser feito até 10 de junho.


Uma das novidades desta edição é a inscrição automática dos estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. Os alunos do terceiro ano serão cadastrados a partir das informações enviadas pelas próprias redes de ensino.


Depois disso, o estudante precisará apenas confirmar a participação, escolher o idioma da prova de língua estrangeira, informar o município onde deseja fazer o exame e, se necessário, solicitar atendimento especializado.


O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é utilizado como critério de acesso ao ensino superior por programas federais como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de universidades públicas e privadas em todo o país.


Outra possibilidade é a certificação do ensino médio para candidatos com 18 anos ou mais que alcancem a pontuação mínima exigida no exame.


Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page