top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Inscrições para o Pism e Vestibular de Música da UFJF terminam na segunda-feira (5)

Por Fabíola Castro


Terminam nesta segunda-feira, 5 de setembro, às 18h, as inscrições para o Programa do Ingresso Seletivo Misto (Pism) e para o Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que estão disponíveis pela internet na Área do Candidato.


As provas, aplicadas ao final de cada ano do Ensino Médio, serão nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital também no site da UFJF.


Vestibular de Música


Já o Vestibular de Música utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da aplicação de prova de habilidade específica (teoria e prática musical).


A professora e coordenadora da Comissão de Processos de Ingresso, que trata diretamente do Teste de Habilidade Específica no Instituto de Artes e Design, Mayra Pereira, explica sobre a Licenciatura e Bacharelado em Música.


Mayra Pereira fala ainda da prova de habilidade específica do Vestibular de Música.


Vagas


Para o Vestibular de Música são oferecidas 35 vagas para os cursos de bacharelado e licenciatura em Música. Para aqueles que estão no módulo III do Pism são oferecidas 2.263 vagas em 75 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 360 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2023.


Taxa de inscrição


Para quem não conseguiu a isenção da taxa de inscrição, é preciso no momento de se inscrever no site, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), correspondente ao valor de R$ 150. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 9 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil. A taxa de inscrição do Vestibular de Música é de R$90, e também deve ser paga até o dia 9.


Pedidos de atendimento especial


A Coordenadora de Processos Seletivos da UFJF, Katiúscia Antunes, em entrevista para a Rádio Catedral, no início desta semana, falou sobre os pedidos de atendimento especial no Pism 2023, que se encerram também no dia 5 de setembro, assim como as inscrições, e ainda sobre os editais do Pism ilustrado e em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Confira aqui.


Comprovante


O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 8 de novembro. A UFJF informou que não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.


Resultados


A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 2 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 14 de março de 2023, sendo o resultado final publicado em 23 de março de 2023.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page