Por Fabíola Castro
As doenças do coração vêm afetando cada vez mais as mulheres, que são mais suscetíveis aos casos de infarto com dor torácica atípica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cardiopatias respondem por um terço das mortes de mulheres no mundo, totalizando 8,5 milhões de óbitos por ano. O diagnóstico e o atendimento rápidos são muito importantes nesses casos de um possível infarto. Além da prevenção, que reforça a importância dos hábitos saudáveis para preservar a saúde cardiovascular, tanto das mulheres quanto dos homens.
Segundo o cardiologista e docente do IDOMED - Instituto de Educação Médica, que reúne Escolas de Medicina, Dr. Pablo Oliveira, há diferenças relacionadas aos sintomas de infarto em homens e mulheres. No quadro Bendita Saúde desta quinta-feira, 3, o médico falou sobre a doença.
Confira:
O que é o infarto?
Quais os possíveis sintomas de um infarto?
Como é o diagnóstico do infarto? E os sintomas podem ser diferentes entre homens e mulheres?
Qual a predominância do infarto entre homens e mulheres?
Então, o infarto pode ser fatal?
É possível prevenir? O que é recomendado fazer?
Como destacado na entrevista, para preservar a saúde do coração é fundamental buscar mudanças no estilo de vida, isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Entre as medidas indispensáveis estão o sono regulado, prática de atividades físicas regulares e a alimentação saudável e equilibrada. Isso também preserva a saúde como um todo. E ainda, como ressaltou também o médico, consultar seu cardiologista pelo menos uma vez ao ano para aquele importante e indispensável check-up.
Comments