top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Infarto: sintomas em mulheres e homens podem ser diferentes

Por Fabíola Castro


As doenças do coração vêm afetando cada vez mais as mulheres, que são mais suscetíveis aos casos de infarto com dor torácica atípica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cardiopatias respondem por um terço das mortes de mulheres no mundo, totalizando 8,5 milhões de óbitos por ano. O diagnóstico e o atendimento rápidos são muito importantes nesses casos de um possível infarto. Além da prevenção, que reforça a importância dos hábitos saudáveis para preservar a saúde cardiovascular, tanto das mulheres quanto dos homens.


Segundo o cardiologista e docente do IDOMED - Instituto de Educação Médica, que reúne Escolas de Medicina, Dr. Pablo Oliveira, há diferenças relacionadas aos sintomas de infarto em homens e mulheres. No quadro Bendita Saúde desta quinta-feira, 3, o médico falou sobre a doença.


Confira:


O que é o infarto?


Quais os possíveis sintomas de um infarto?


Como é o diagnóstico do infarto? E os sintomas podem ser diferentes entre homens e mulheres?


Qual a predominância do infarto entre homens e mulheres?


Então, o infarto pode ser fatal?


É possível prevenir? O que é recomendado fazer?


Como destacado na entrevista, para preservar a saúde do coração é fundamental buscar mudanças no estilo de vida, isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Entre as medidas indispensáveis estão o sono regulado, prática de atividades físicas regulares e a alimentação saudável e equilibrada. Isso também preserva a saúde como um todo. E ainda, como ressaltou também o médico, consultar seu cardiologista pelo menos uma vez ao ano para aquele importante e indispensável check-up.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page