top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Inaugurada Escola de Música no Instituto Padre João Emílio

Atualizado: 29 de mar. de 2019

Por Fabíola Castro


Foto: Danielle Quinelato

Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizada a inauguração do Projeto "Acorde” de Formação Musical no Instituto Padre João Emílio. A iniciativa marca os dez anos do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, idealizador deste projeto, à frente da Arquidiocese de Juiz de Fora.


Participaram da cerimônia, além de Dom Gil, que é o diretor-presidente do Instituto; o coordenador do projeto, Padre João Francisco Batista da Silva; o diretor-tesoureiro, Padre Liomar Rezende de Moraes; o Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas; do Legislativo Municipal, vereador Júlio Obama Jr; e ainda representantes da Funalfa e do Projeto "Gente em Primeiro Lugar", parceiro do João Emílio. Além de outros sacerdotes, colaboradores, voluntários e a coordenadora do Projeto Esperança, Helaine Viana, ao qual o "Acorde" foi agregado.


Segundo o Arcebispo de Juiz de Fora, o projeto começa com as aulas de iniciação musical, almejando no futuro, que seja criada uma orquestra arquidiocesana. Para isso, a Associação de Assistência Social Padre João Emílio pede doações de instrumentos musicais, peças novas ou usadas, desde que em bom estado. Aqueles que quiserem ajudar podem procurar a direção do Instituto.


Dom Gil falou com muito carinho deste momento e disse ainda que foi um sonho realizado numa data significativa.

O responsável pelo projeto, Padre João Francisco, frizou a importância que há em iniciativas como essa de pensar a educação das crianças a partir da música.

Para o diretor-tesoureiro do Instituto, Padre Liomar, é uma alegria o início de mais um projeto que oferece outras oportunidades de formação.

O Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, parabenizou Dom Gil pelos 10 anos no pastoreio da Arquidiocese e também pelo início da formação musical.

Ao final da solenidade de lançamento, um grupo de crianças, organizado por Padre João Francisco, fez uma pequena apresentação musical e instrumental, encantando a todos. E Dom Gil abençoou os espaços onde as aulas acontecerão. Foi apresentado também o site do Instituto, institutopadrejoaoemilio.org.br.


O Instituto Padre João Emílio fica na Avenida Barão do Rio Branco, 3890 – Alto dos Passos. O telefone para contato é o (32) 3212-1216.


O Projeto “Acorde”


O público-alvo é composto por crianças a partir de 9 anos de idade e adolescentes até 17 anos, privilegiando aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A formação musical possibilita o desenvolvimento da capacidade intelectual, a integração social, o desenvolvimento humano-afetiva, pela experiência do trabalho em equipe e a formação de valores, através do convívio comunitário com outras crianças e com professores.


O “Acorde” funcionará em dois eixos. O primeiro deles, e mais importante, é enquanto projeto social. Um grupo de candidatos foram selecionados e já começaram as aulas de Iniciação Musical. No primeiro módulo do Projeto, que deve durar quatro meses, os estudantes participarão de oficinas de Percepção Musical, de Canto Coral e Flauta Doce. Depois, terão a possibilidade de fazer parte de Orquestra e Grupo Coral, que terão início no segundo semestre. Todo este processo será gratuito.

Em um segundo eixo, o projeto também abre espaço para pessoas que queiram ter aulas individuais e pagas de flauta, violão, piano ou teclado.


115 visualizações0 comentário
bottom of page