Igreja de pedra e Igreja de Fé renovadas: a reabertura da Matriz Santo Antônio em Chiador (MG)
- Silvia Carvalho
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Igreja Católica faz parte da história de Minas Gerais desde os tempos da colonização portuguesa. Ela foi base da formação de várias comunidades que, depois, se tornaram municípios. Um exemplo pode ser visto em Chiador, localizada a cerca de 82 km de Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Em novembro, a Matriz da Paróquia Santo Antônio foi reinaugurada após restauro, com a sagração do novo altar e a celebração do sacramento da Crisma para jovens e adultos da paróquia. O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira ressaltou o esforço do pároco, Padre Ronny Moreira de Oliveira, para viabilizar e concluir a obra, trazendo um impacto importante para a comunidade de fé em Chiador.
De acordo com Dom Gil Antônio Moreira, a reabertura da Igreja Matriz de Santo Antônio em Chiador representam duas vitórias para a nossa Igreja Particular.

Gratidão a todos que colaboraram, destaca Pe. Ronny
O pároco, Padre Ronny Moreira de Oliveira, explicou o andamento dos quatro meses de obras de restauro da Matriz.
Padre Ronny fala sobre o impacto da reabertura para a comunidade e manifesta gratidão a todos que ajudaram e acompanharam o processo.

Laços profundos e esperança renovada
Além do significado para a Arquidiocese de Juiz de Fora, a reinauguração da Matriz da Paróquia Santo Antônio significou uma grande alegria para a comunidade de fé de Chiador, que esperou uma década por este momento. A paroquiana Daiane Melo, contou a longa relação da família dela com a Matriz.
Segundo Daiane Melo, a chegada do novo pároco, Padre Ronny Moreira de Oliveira foi fundamental para mudar o rumo da história
A paroquiana destacou como a comunidade se uniu ainda mais durante as obras. E também falou sobre a emoção de ver os trabalhos em andamento depois de tanta espera.
Daiane Melo comentou como foi a emoção ao ver a Matriz Santo Antônio restaurada e o que representa para todos que aguardaram por este momento.

Santo Antônio de Chiador
A devoção a Santo Antônio em Chiador começa por volta de 1842 quando o português Antônio Joaquim da Costa se estabeleceu na região e construiu a primeira capela em honra a Santo Antônio. Em torno dela, se formou o povoado.
A Paróquia de Santo Antônio em Chiador foi fundada em 3 de janeiro de 1880 e o então distrito de Mar de Espanha foi criado no mesmo ano, recebendo o nome de "Santo Antônio do Chiador".
Mesmo após mudança do nome para Chiador, a paróquia manteve seu nome e a devoção se perpetuou. A cidade foi elevada à categoria de município em 12 de dezembro de 1953.










Comentários