top of page

Igreja celebra Santa Teresinha do Menino Jesus nesta quarta (1)

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • 1 de out.
  • 3 min de leitura

Por Rádio Catedral


ree

Hoje a Igreja celebra Santa Teresinha do Menino Jesus. Ela nasceu na França em 1873 em uma família muito temente a Deus. Foi batizada com o nome de Maria Francisca. Seus pais, Luís e Zélia, tiveram oito filhos. Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão 13. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

 

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja.  Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências e imolações, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita.

 

Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em primeiro de outubro de 1897 com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.

 

O papa Pio 11 a chamou de "Padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”. Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio 11 E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo Segundo proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, doutora da Igreja.



 Programação de hoje

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, os festejos em honra a Santa Teresinha começaram bem cedo nesta quarta-feira.

 

Na Paróquia Santa Teresinha, no bairro homônimo, já aconteceram missas às 7h e 9h. As próximas celebrações estão marcadas para 12h, 15h, 17h e 19h30. Durante todo o dia,  estarão funcionando barraquinhas de comidas e produtos religiosos,, como destaca o Pároco, Monsenhor Luiz Carlos de Paula..

 

 

Na Comunidade Santa Teresinha do Jardim Esperança, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a programação começa às 19h30, com procissão saindo da cidadania em direção à capela, seguida de Missa festiva. Na Paróquia São Geraldo, em Teixeiras, a celebração solene será às 19h.

 

Já em outras cidades do território arquidiocesano, a festa também será marcada por Missas. Em Bicas, a Capela Santa Teresinha realiza às 19h Missa solene com bênção das rosas. Em Matias Barbosa, duas comunidades dedicadas à santa também celebram às 19h, no bairro Santa Teresinha e na comunidade rural Cedofeita, ambas com bênção das rosas.


Exemplo para todos os cristãos

“Morrer de Amor, eis minha esperança! Quando verei romperem-se todos os meus vínculos, só meu Deus há de ser a grande recompensa. E não quero possuir outros bens. Abrasando-me toda em seu Amor, A Ele quero unir-me e vê-Lo: Eis meu destino, eis meu céu: Viver de Amor!!!” A reflexão de Santa Teresinha do Menino Jesus é o tema do editorial com Padre Camilo do Jornal Boa Nova desta quarta-feira (1).



Leia mais:

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page