• Radio Catedral

Igreja celebra São Francisco de Assis

por Giovane Rezende

Nesta segunda-feira, 4, é dia de São Francisco de Assis. O Santo é o fundador da Ordem Franciscana e, até os tempos atuais, é exemplo de desapego e simplicidade, graças a sua vida humilde dedicada a ajudar a quem mais necessitava. Além disso, é considerado pelos fiéis o protetor dos animais. Francisco nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis, na Itália, batizado em Santa Maria Maior com o nome de Giovanni. Mas quando Pietro Bernardone voltou de uma viagem à França, mudou de ideia e resolveu trocar o nome do filho para Francisco, prestando uma homenagem àquela terra


Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, membro da Ordem dos Frades Menores Conventuais, e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Bairro Monte Castelo, nos conta o início desta bela história de São Francisco.

Francisco se converteu após contato com a doença, silêncio, derrota na guerra. Ele se despoja de todos os bens para servir Jesus na figura do pobre e do doente, como conta Frei Carlos Charles.

São Francisco se faz pequeno, para reconstruir as experiências de sua vida, vivendo o Evangelho e a Graça de Deus.

Conforme Frei Carlos Charles, já no fim da vida, São Francisco recebe as chagas de Cristo, podendo vivenciar a dor e o sofrimento do Senhor. O santo deixa a vida terrena, produzindo um legado de transformação por meio dos Franciscanos e Franciscanas.

No Mundo, os Franciscanos se organizam em famílias religiosas e leigas, como explica Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles.

A Terceira Ordem, conforme Frei Carlos, é formada por leigos e religiosas.

Viver o Evangelho com intensidade e alegria, na simplicidade e na minoridade, é o principal Carisma Franciscano.

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Monte Castelo celebra o seu santo fundador, com bênção dos animais, às 17h, e Missa Solene, às 19h30, com participação por ordem de chegada, como conta o pároco Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles.

Outras paróquias de nossa Arquidiocese, em Juiz de Fora e no Interior, também celebram São Francisco. Você confere aqui a programação completa.


Frei Carlos Charles deixa uma bênção especial aos ouvintes da Rádio Catedral.



0 comentário