• Radio Catedral

Igreja celebra "o grande mártir", São Jorge

Por Fabíola Castro*

*Foto: Arquidiocese Juiz de Fora

Nesta quinta-feira, 23 de abril, a Igreja Católica celebra São Jorge.


Em torno do século III, quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.


Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano. Com 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.


Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.


O Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Diocleciano, não tendo êxito em seu plano, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina e é local de peregrinação.


A devoção ao santo rapidamente tornou-se popular. Diz a lenda que São Jorge derrotou um pavoroso dragão, usando para isso sua fé em Jesus Cristo.


São Jorge se tornou um símbolo de força e fé. Seu rito litúrgico é oficializado pela Igreja católica. A festa acontece em 23 de abril tanto no Ocidente como no Oriente.


Em Juiz de Fora, há uma Paróquia dedicada a São Jorge, a Igreja Greco-Católica Melquita de Rito Bizantino. O pároco, Monsenhor João Carlos Teodoro, fala do exemplo de São Jorge que buscou as coisas do alto.

A figura do “grande mártir”, São Jorge, que foi martirizado no ano 303, evoca, conforme Monsenhor João Carlos, a fé que deve guiar os passos de todo cristão.

Encorajamento e esperança é o que representa a mensagem de São Jorge.

Na Igreja Melquita São Jorge, nesse dia festivo, foi celebrada uma Santa Missa em honra ao Santo pela manhã, de forma privada, com transmissão pelo YouTube Paróquia São Jorge de Juiz de Fora.


*Com informações de: A12 Santo do dia

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .