Radio Catedral
Igreja celebra o Batismo do Senhor neste domingo, 9 de janeiro
O tempo litúrgico do Natal se conclui com a festa do Batismo do Senhor.
Por Rádio Catedral*

A Festa do Batismo do Senhor é celebrada neste domingo, 9 de janeiro. É ocasião na qual “imploramos que se renove em cada um de nós a graça recebida em nosso próprio batismo”.
Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre Ele o Espírito Santo, Deus Pai o declara solenemente como Filho. Na celebração, pedimos que Deus conceda aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente no Seu amor.
O tempo litúrgico do Natal se conclui com a festa do Batismo do Senhor 2022. Ele, o Verbo eterno do Pai, fez-se carne, habitou entre nós e é o Deus verdadeiro e Homem verdadeiro. Ele assumiu não apenas um corpo, mas toda a condição humana. Jesus inaugura no Batismo, recebido de João às margens do Rio Jordão, sua ação missionária pública e, certamente, sabia que sua missão não seria fácil, que o levaria ao Calvário.
Era o batismo de penitência e de purificação dos pecados. E seu Batismo nos faz pensar em nosso Batismo, que é sacramento e foi instituído por Jesus. À beira do Rio Jordão, o Pai se fez solidário com seu Filho, que, por sua vez, abraçou sua missão e foi fiel até o fim: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”. Escutar o ensinamento de Cristo é mais do que dever cristão, é salvação.
Nosso batismo é a fonte de amor para todos os filhos de Deus, fonte de amor eterno. Amor para com Deus passa necessariamente no amor para com os irmãos. Se amamos a Deus e guardamos seus mandamentos, amamos também ao próximo. Existe uma relação muito próxima entre amor a Deus e amor aos filhos de Deus, isto é, ao próximo. Recebendo o batismo de João, Jesus manifestou toda a sua docilidade ao Pai e sua generosa solidariedade com os pecadores.
Assim, a união íntima das duas dimensões do amor se manifestou. O batismo nos faz assumir a mesma missão de Jesus. Por isso também somos chamados para manifestar nossa fé, vivendo intensamente em Comunidade, sendo uma Igreja viva e participativa e tendo um relacionamento íntimo com o Senhor. João nos diz bem claro que “quem nasceu de Deus conquista o mundo; e essa é a vitória que derrotou o mundo: a nossa fé”.
*Fonte: Portal kairos.