top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Igreja celebra Mês Vocacional

por Giovane Rezende

Neste mês de Agosto, a Igreja Católica no Brasil celebra o mês vocacional. Por se tratar de um tema de extrema importância para a Igreja, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua XIX Assembleia Geral, que aconteceu em 1981, instituiu o mês de agosto como o Mês Vocacional, com o objetivo de ser um tempo dedicado totalmente às vocações e para conscientizar as comunidades acerca da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

Este ano, a equipe organizadora do Mês Vocacional leva em consideração a sensibilidade à escuta ao chamado vocacional e traz como tema: “Cristo nos salva e nos envia”. Em fevereiro deste ano, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, apresentou o cartaz do Mês Vocacional de 2021. O tema vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

O assessor da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Miguel Souza Lima Campos, fala sobre a escolha do tema e afirma que somos chamados a meditar, neste mês de Agosto, sobre as vocações.

Segundo padre Miguel, todo chamado traz uma missão, portanto é necessário refletir sobre as nossas vocações, para onde o Senhor nos envia.

A cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica. A liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus. Padre Miguel Souza Lima detalha.

Para ajudar a celebrar em unidade, a Pastoral Vocacional da Arquidiocese elaborou um material-base para as paróquias. Unido ao subsídio preparado pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os materiais direcionam e motivam os trabalhos pastorais.


4 visualizações0 comentário
bottom of page