Por Rádio Catedral
Maria se tornou Madalena porque nasceu em Magdala, aldeia de pescadores às margens do Lago Tiberíades. Ela é citada nos Evangelhos como a mulher a quem Jesus livrou de espíritos malignos. Ela também acompanhou Cristo ao Calvário e depois quando José de Arimateia depôs o corpo de Jesus no sepulcro, que fora fechado com uma pedra. Foi ela quem descobriu que a pedra tinha sido removida e correu para avisar Pedro e João; que verificaram que o local estava vazio.
Maria Madalena permaneceu diante do sepulcro, em lágrimas. Ela viu dois Anjos, aos quais perguntou para onde fora levado o corpo do Senhor. Depois, voltando para fora, viu Jesus, mas não O reconheceu, pensando que fosse o jardineiro; este lhe perguntou por que estava chorando e quem estava procurando. Quando Jesus a chamou pelo nome e ela o reconheceu. Cristo confiou a ela contar aos apóstolos que ele havia ressuscitado.
Por isso foi chamada “Apóstola dos Apóstolos” por Santo Tomás de Aquino, por ter sido a primeira a receber a boa notícia e ter anunciado aos apóstolos.
"Vi o Senhor! E ouvi o que ele me disse". A frase de Santa Maria Madalena aos apóstolos é um exemplo de que devemos saber ouvir Jesus. Este foi o tema do editorial com Padre José Domício no Jornal Boa Nova.
Maria Madalena foi a primeira das mulheres que seguiram Jesus, e ao proclamá-Lo como Aquele que venceu a morte; foi a primeira apóstola a anunciar a alegre mensagem central da Páscoa. Quando o Filho de Deus entrou na história dos homens, esta mulher foi um daqueles que mais O amou e o demonstrou.
Quando chegou a hora do Calvário, Maria Madalena estava aos pés da Cruz, junto com Maria Santíssima e São João. Ela não fugiu com medo, como os discípulos fizeram; não O negou por medo, como fez o primeiro Papa, São Pedro, mas sempre esteve presente, desde o momento da sua conversão até o Calvário e o Sepulcro.
Por desejo do Papa Francisco, a Memória litúrgica de Maria Madalena passou a ser Festa, a partir do dia 22 de julho de 2016, para ressaltar a importância desta discípula fiel de Cristo, que demonstrou grande amor por Ele e Ele por ela.
Comments