top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

IF Sudeste MG abre processo seletivo para segundo semestre com mais de 750 vagas em sete cidades

Por Rádio Catedral


Período de inscrições começou em 28 de março e vai até 7 de maio; pedidos de isenção de taxa também podem ser realizados, mas somente até 8 de abril.


Por Rádio Catedral*



O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) divulgou as oportunidades de ingresso para o segundo semestre deste ano. Os editais do Processo Seletivo 2024.2 abre mais de 750 vagas em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação – presenciais e a distância – distribuídos por sete cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.


Os interessados têm acesso a todas as informações na página de editais da seleção 2024/2. O período de inscrições começou no dia 28 de março e vai até 7 de maio e os candidatos devem se inscrever, a partir de um computador, na página ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. Não é recomendado, conforme orientou o IF Sudeste, o uso de celular ou tablet para o procedimento de inscrição. As unidades participantes da seleção também preveem atendimento presencial para os candidatos, em horários que podem ser consultados nos editais. O acesso ao sistema de inscrições será realizado usando a conta gov.br do candidato. Caso não possua, é necessário criar.


As inscrições são totalmente gratuitas para os cursos técnicos. Para os cursos de graduação e de pós-graduação, a taxa é de R$50,00. O pagamento da GRU (boleto) poderá ser realizado até 8 de maio, exclusivamente em agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil. O investimento, de acordo com o Instituto Federal, é referente apenas à etapa da seleção, já que o IF Sudeste MG é uma instituição pública e não cobra mensalidade para nenhum de seus cursos.


Novidade sobre os pedidos de isenção de taxa


No caso dos cursos de graduação e de pós-graduação, candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em instituições da rede pública, como bolsistas integrais na rede privada ou em entidades de caráter filantrópico podem solicitar a gratuidade da inscrição. O benefício vale também para quem concluiu o Ensino Médio com base no resultado do Encceja ou exames realizados pelos sistemas estaduais de ensino. 


O pedido de isenção deve ser realizado entre 28 de março e 8 de abril. Os candidatos que têm direito à gratuidade precisarão aguardar a divulgação do resultado final dos pedidos de isenção (prevista para 22 de abril) antes de se inscreverem no Processo Seletivo.


A solicitação pode ser feita a partir da aba “Isenção”, em ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, ou diretamente por este formulário on-line. No procedimento, será necessário enviar cópia do histórico escolar ou declaração fornecida pela escola para comprovação do direito à isenção, conforme detalhado nos editais do Processo Seletivo.


Grupos de concorrência e critérios de seleção


Outra novidade relevante deste Processo Seletivo do IF Sudeste MG é a aplicação da nova Lei de Cotas (Lei 14.273, de 2023). Ela determina que candidatos concorrerão às vagas reservadas (50% do total) apenas se não obtiverem as notas para ingresso pelas vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas leva em consideração se o(a) candidato(a) estuda ou estudou em instituições da rede pública e, em grupos específicos, aspectos como a renda familiar e a autodeclaração étnico-racial e se ele(a) é pessoa com deficiência.


O método de seleção varia conforme a modalidade. A formação das turmas dos cursos técnicos concomitantes e/ou subsequentes será determinada por um sorteio, cuja realização está prevista para 20 de junho. Os candidatos às vagas dos cursos de graduação, por sua vez, farão prova na tarde de 9 de junho, um domingo (serão 45 questões da prova objetiva e uma redação). O comprovante definitivo de inscrição ficará disponível em 3 de junho. O ingresso na pós-graduação depende de critérios específicos para cada curso e descritos nos editais.


A leitura atenta do EDITAL da modalidade de interesse é obrigatória para todos os candidatos, conforme orientou o IF Sudeste MG.


Confira no portal do IF Sudeste MG a tabela de cursos e modalidades do Processo Seletivo 2024.2.


*Informações do IF Sudeste MG.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page