• Radio Catedral

Idosos e os impactos da pandemia

Por Fabíola Castro

Foto: Pixabay

Na última semana no Bendita Saúde, o Assistente Social e Gerontólogo, José Anísio da Silva, em entrevista, explicou sobre o trabalho da gerontologia no processo do envelhecimento saudável. O profissional gerontólogo ajuda a entender mudanças do corpo humano, avaliar condições psicológicas e sociológicas, perceber o impacto que a arquitetura de um ambiente causa no indivíduo, entre outras. Como José Anísio explicou, o gerontólogo auxilia nesse processo do envelhecimento saudável, atua juntamente com outros profissionais, inclusive com os médicos geriatras, mas eles não receitam, apenas auxiliam, orientam.


Conforme José Anísio, o processo de envelhecimento saudável não é conquistado num passe de mágica, mas requer planejamento e também atitudes diárias, além do apoio incondicional da família. Clique aqui e confira a entrevista anterior.


Na entrevista abaixo, o gerontólogo José Anísio da Silva, fala sobre os impactos da pandemia na vida dos idosos. Confira:


A pandemia do novo coronavírus que estamos vivendo já há quase um ano, veio trazer inúmeras mudanças e impactos na vida de todo mundo, mas principalmente dos idosos, tanto nas complicações da saúde, quanto em virtude da necessidade do isolamento social. Um quadro que precisa de muita atenção e cuidado?


Como podemos superar esses obstáculos impostos a muitos idosos com a pandemia? E não só quem tem um idoso em casa, mas todas as pessoas, a sociedade como um todo, os vizinhos, as pessoas próximas pode contribuir nesse processo?


A realidade do isolamento social que atualmente foi imposta pela pandemia já era vivida por muitos idosos. Ele veio apenas ser mais evidenciado com essa situação?


Você já citou a questão da depressão, do abalo psicológico e, que em situação de isolamento pode ser agravado?


Uma realidade presente em nossa sociedade, de forma muito triste, é a da violência contra a pessoa idosa e que acontece de várias formas e precisamos agir para que isso não aconteça e não se agrave com a pandemia e o isolamento?


É preciso discutir e criar ações para mudar a realidade de envelhecimento de muitas pessoas, para que seja digno e de fato saudável?


O público idoso ainda é bastante discriminado?



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .