top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Ide e anunciai! - Novena de Natal 2019

Atualizado: 21 de nov. de 2019


Por Fabíola Castro



Com a chegada do Tempo do Advento e a proximidade da celebração do Natal, os cristãos católicos se reúnem em comunidades, em família, com amigos, para viver em oração o Mistério da Encarnação e se preparar para esta importante festa.


Além da comemoração do nascimento de Jesus, nos dias 24 e 25 de dezembro, a preparação para essa solenidade é feita com a realização das novenas. Sendo assim, a Arquidiocese de Juiz de Fora oferece aos fiéis o livreto da Novena da Natal.


Em 2019, como nos dois últimos anos, a Província Eclesiástica, composta pela Arquidiocese de Juiz de Fora e pelas Dioceses de São João del-Rei e Leopoldina, preparou a Novena de Natal de forma conjunta, com alguns pontos em comum. O tema proposto é “Ide e anunciai!” (Mc 16,15), no contexto da celebração do II Sínodo Arquidiocesano, como comenta o presidente da Comissão Arquidiocesana para preparação da Novena de Natal, Frei Carlos Roberto Oliveira Charles, OFMConv.

Frei Carlos Charles ressalta que os nove encontros em preparação para o Natal do Senhor oferecem aos grupos a alegria de anunciar o Evangelho.

Cerca de 40 mil livrinhos já foram distribuídos entre as paróquias da Igreja Particular de Juiz de Fora. Na publicação, a Comissão Arquidiocesana para a Novena de Natal, além de orientar os coordenadores paroquiais, indica a possibilidade de uso das redes sociais para proclamar, “pelas ruas e sobre os telhados”, a Boa Notícia do Nascimento de Cristo.


Os fiéis podem utilizar a hashtag #novenadenataljf para publicações e compartilhamentos. Os responsáveis pela novena nas comunidades ainda são convidados a registrar os encontros com fotos e pequenos vídeos, através de smartphones.


O Padre Leonardo Loures, que também é membro da Comissão Arquidiocesana para preparação da Novena de Natal, conta sobre o site que foi elaborado.

O endereço eletrônico do site é o www.novenadenatal.com.


Em mensagem ao povo da Província Eclesiástica, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, afirma que celebrar o Natal do Senhor é motivo de muita alegria para o povo de Deus em marcha.

Dom Gil destacou ainda a realização conjunta da novena preparatória para o Natal.

Padre Leonardo Loures incentiva a todos para que se reúnam, celebrem, preparem, festejem a vinda do Menino Jesus.

A Comissão Arquidiocesana para a preparação da Novena de Natal 2019 é composta ainda pelos Padres Wellington Guimarães da Silva, Jorge Luiz Duarte e Geraldo Dondici Vieira.



Pe. Wellington Guimarães da Silva; Pe. Leonardo Loures Valle; Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv.; Pe. Jorge Luiz Duarte; Pe. Geraldo Dondici Vieira.

102 visualizações0 comentário
bottom of page