HU-UFJF oferece mais de 50 vagas para residência hospitalar via Enare
- Radio Catedral
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Hospital Universitário da UFJF, vinculado à Ebserh, está com 56 vagas abertas para programas de residência uni e multiprofissional, por meio do Exame Nacional de Residência, o Enare 2025.
Das vagas oferecidas, 52 são para residências multiprofissionais e 4 para programas uniprofissionais, com áreas que vão de enfermagem, farmácia e fisioterapia a educação física, nutrição, psicologia e serviço social.
Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de julho. No total, o Enare deste ano oferece mais de 11 mil vagas em todo o país, distribuídas entre residências médicas, multiprofissionais e uniprofissionais — um aumento de quase 30% em relação à última edição.
Entre as novidades, está a participação de instituições privadas com e sem fins lucrativos, além da integração com o Enamed, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, que agora será a porta de entrada para as residências médicas de acesso direto. A prova será obrigatória para os estudantes concluintes de medicina, e médicos já formados também poderão participar.
A seleção continua sendo feita em etapa única, com prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório.
Vagas no HU-UFJF
No HU-UFJF, gerido pela Ebserh, são 52 vagas oferecidas na residência multi e 4 para uniprofissional, conforme especificação abaixo:
Multiprofissional em saúde do adulto com ênfase em doenças crônico degenerativas
Educação física – 3 Enfermagem – 2 Farmácia - análises clínicas – 3 Farmácia – 3 Fisioterapia – 3 Nutrição – 3 Psicologia – 3 Serviço social - 3
Multiprofissional integrada em atenção hospitalar
Enfermagem – 2 Farmácia - análises clínicas – 4 Farmácia – 3 Fisioterapia – 2 Nutrição – 2 Psicologia – 2 Serviço social – 2 Multiprofissional em saúde da família
Enfermagem – 4 Odontologia – 2 Serviço social – 2 Farmácia – 4
Uniprofissional Farmácia – 4
Novidades no Enare 2025
Uma das novidades neste ano é que, além de instituições públicas, participam instituições privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam Programa de Residência Médica e/ou Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento de bolsas de residência. O Enare 2025 será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório – exame escrito (prova objetiva), que corresponderá a 100% da nota final. Outra mudança deste ano é a integração com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O Enamed será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Ebserh.
É exame obrigatório para todos os estudantes de medicina concluintes do curso, que poderão optar por utilizar o resultado no Enare para os programas de residência médica de acesso direto. Profissionais médicos já formados também poderão se inscrever no Enamed, caso tenham interesse em utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Para isso, é necessário se inscrever no Exame Nacional de Residência e pagar uma taxa de inscrição, exceto para casos de isenções previstos no edital do candidato.
Os candidatos que vão concorrer às vagas de residências multiprofissional e em área profissional da saúde, ou as vagas de residências médicas de pré-requisito, área de atuação e ano adicional vão seguir realizando as provas do Enare, como nas edições anteriores. Se você é candidato a uma vaga para a residência médica - acesso direto, você fará a prova do Enamed.
Enare 2024
Na edição passada, o Enare registrou 89.071 inscritos – um aumento de 30,4% em relação ao ano anterior, quando o certame contou com 68.300 inscritos. O processo seletivo ofereceu 4.998 vagas de Residência Médica, 3.886 vagas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, totalizando 8.884 oportunidades em 162 instituições de todo o país.
留言