Por Fabíola Castro
A hepatite é a inflamação do fígado, que na maioria dos casos é causada por vírus, porém pode também acontecer como consequência do uso excessivo e indiscriminado de medicamentos, do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. As hepatites podem ser infecções silenciosas, não apresentarem sintomas e assim, evoluir sem o devido diagnóstico. Por isso, é importante conhecer, se informar e prevenir.
A Médica Hepatologista do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dra. Helena Maria Giordano Valério, explica sobre as hepatites. Confira na entrevista abaixo:
O que é Hepatite?
Quais os tipos de Hepatite existem?
São doenças com uma ocorrência comum?
Quais os públicos, faixa etária mais vulnerável?
Qual a gravidade das hepatites? Elas podem acarretar ainda outras complicações na saúde do indivíduo?
Como diagnosticar as hepatites?
Qual o tratamento? As hepatites têm cura?
A senhora comentou sobre isso, mas reforçando, as hepatites são doenças crônicas?
Como prevenir as hepatites?
Existem vacinas contra as hepatites?
Dra. Helena, a senhora tem mais alguma consideração?
A hepatite tem cura na maior parte das vezes, mas em alguns casos, quando o indivíduo não é devidamente tratado ou não respeita as orientações prescritas, a doença pode evoluir com complicações, inclusive para morte. A prevenção, diagnóstico precoce e tratamento corretos são fundamentais.
Excelente entrevista: muito bem explicada com uma linguagem de fácil entendimento e bastante esclarecedora! A Doutora é muito simpática e explica com muita paciência! Muito obrigada!