• Radio Catedral

Hemominas e Prefeitura de Juiz de Fora realizam campanha de doação de medula óssea

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Por Fabíola Castro


O Hemocentro Regional de Juiz de Fora, unidade da Fundação Hemominas, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora realiza uma campanha para incentivar a doação de medula óssea. A ação teve início na manhã desta segunda-feira (13), no prédio sede da Prefeitura, na Avenida Brasil, e foi voltada para os servidores municipais. Já nesta terça-feira (14), a iniciativa será voltada à população em geral e ocorre na Câmara Municipal de Juiz de Fora.


A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece de 14 a 21 de dezembro, instituída pela Lei Federal Número 11.930/2009. O objetivo da campanha, bem como da Lei é conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea, o que aumenta o número de candidatos à doação do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) do Inca, (Instituto Nacional do Câncer), como comenta Rosani Martins, da Equipe de Captação de Doadores de Sangue e de Medula Óssea do Hemocentro Regional de Juiz de Fora.

Quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores são as chances de se encontrar um doador compatível para um paciente que precisa fazer o transplante. Os candidatos que fazem o cadastro tornam-se possíveis doadores, como explica Rosani Martins.

Para fazer o cadastro como candidato a doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos. De acordo com Rosani Martins, o cadastro para doação de medula óssea pode ser feito também nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Juiz de Fora

A Câmara de Juiz de For fica na Rua Halfeld, 955 – Centro. A Fundação Hemominas está localizada na Rua Barão de Cataguases, s/n – também no Centro. O telefone de contato para mais informações é o 3257-3100. Diferente da doação de sangue, que é realizada por meio do agendamento, no caso da doação de medula não é necessário esse contato prévio. O interessado pode se dirigir até o Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, levando seu documento de identidade com foto e CPF e realizar o cadastro.

Participar dessa campanha é contribuir para ampliar o número de candidatos a doadores de medula óssea. Esse gesto solidário pode ser a esperança de cura para muitos pacientes que esperam por um doador compatível.

0 comentário