top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Hemominas convoca população a doar sangue antes da folia de Carnaval

Por conta do período de férias e feriados, os estoques dos bancos de sangue estão baixo do desejado e do que é ideal para atendimento, somente em Juiz de Fora, a todos os cerca de 58 hospitais em 25 municípios da região.


Por Fabíola Castro



Período de férias é tempo em que as doações de sangue na Fundação Hemominas tendem a cair. Neste ano, em seguida às férias haverá o feriado do Carnaval, o que prolonga ainda mais essa tendência. Por isso, as unidades da Fundação Hemominas em todo o estado buscam estimular o comparecimento de doadores de sangue nestes dias que antecedem a festividade nacional. O mote de 2024 é: antes de cair na folia, venha doar!


É muito importante a doação de sangue nas férias e feriados, quando os estoques são impactados pelo baixo comparecimento de doadores, podendo assim comprometer a segurança transfusional em várias localidades e hospitais atendidos pelos hemocentros.


Quem explica melhor sobre a campanha e como doar é Thaysi Ribeiro, Assistente Social do setor de captação de doadores da Hemominas em Juiz de Fora.


Confira:


Como está sendo a mobilização pela doação de sangue neste momento?



É comum nesse período de férias, feriados seguidos, a baixa nas doações, por isso, a importância da convocação dos doadores para que os estoques sejam reabastecidos?



Quais são os principais critérios para a doação de sangue?



A Fundação Hemominas precisa estar com os estoques abastecidos para o atendimento a quantos hospitais e municípios da região e como é essa distribuição?



Temos aí alguns dias antes do Carnaval para que as pessoas possam agendar e fazer a sua doação de sangue e na semana anterior e nos dias de folia como será o funcionamento da Hemominas?



Tradicional na Fundação Hemominas é o bloco de carnaval que tem o objetivo de chamar mais e mais doadores, como será esse ano?




As doações de sangue são necessárias todos os dias, mas em períodos de férias ou eventos como o Carnaval, são fundamentais para manter os estoques em segurança, uma vez que a possibilidade de acidentes também aumenta. Sem contar pacientes hematológicos atendidos diariamente nos ambulatórios da rede Hemominas em todo o estado que demandam transfusões constantes. Assim, é importante que as pessoas se conscientizem que o gesto solidário de doar seja exercitado sempre e se incorpore na rotina.


De modo geral, a situação dos bancos de sangue da Hemominas registra nível de alerta, principalmente os dos grupos O negativo, O positivo, A negativo que constantemente acusam maior baixa.


O mais preocupante é o tipo O negativo, mais crítico, grupo estratégico conhecido como doador universal e que permite o atendimento emergencial para todos os outros grupos sanguíneos. No entanto, pacientes O negativo só podem ser atendidos por doadores da mesma tipologia.


Diariamente, os doadores podem acompanhar pelo site www.hemominas.mg.gov.br ou redes sociais da Hemominas a situação dos estoques.


Vale observar que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas visualizando o quadro frequentemente é possível constatar quais os tipos mais críticos, cuja reposição é mais urgente.


Em Juiz de Fora, a Fundação Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, S/Nº, no Centro. O telefone é o (32) 3257-3100. O agendamento on-line pode ser feito aqui.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page