Por Fabíola Castro
Os estoques da Fundação Hemominas em Juiz de Fora estão abaixo do ideal. Diante desta situação e tendo em vista que há um feriado no final desta semana, em 15 de novembro, a unidade convoca as pessoas a comparecerem ao hemocentro para doação de sangue.
Rosani Martins, que faz parte da equipe de captação de doadores, ressalta os grupos que estão em queda.
Há os grupos com uma queda mais significativa, porém todos os tipos sanguíneos são muito importantes. Rosani lembra ainda, que quem for doar sangue precisa ficar atento ao horário de atendimento do hemocentro em Juiz de Fora.
O hemocentro em Juiz de Fora atende a 57 hospitais de 27 cidades da região da Zona da Mata. Em todo o Estado, a rede Hemominas registra uma queda de mais de 50% no estoque do sangue ‘O negativo’ e é necessário que a situação seja normalizada para que a Fundação possa manter o número estratégico de bolsas de sangue para atender à demanda de pacientes.
A doação pode ser agendada pelo telefone 155, na opção 8, no site da Fundação ou pelo aplicativo MGApp. Moradores de cidades da região que quiserem organizar caravanas aos sábados devem agendar no setor de captação pelos telefones (32) 3257-3171 ou (32) 3257-3172. Também pode ligar quem tiver alguma dúvida.
Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento original com foto, filiação e assinatura. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Para quem já é doador, há intervalos mínimos obrigatórios de doação de 90 dias para mulheres e 60 dias para os homens. No site da fundação também estão disponíveis outros critérios para doação de sangue, assim como restrições.
Commentaires