Guarda Municipal impede furto de fiação na Praça Clodesmith Riani, em Juiz de Fora
- Radio Catedral

- 14 de ago.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Guarda Municipal flagrou uma tentativa de furto de fios na Praça Deputado Clodesmidt Riani, no Centro de Juiz de Fora. Na madrugada de quarta (13), câmeras de videomonitoramento registraram um homem tentando retirar cabos na base de um dos totens de segurança do local.
Rapidamente, uma equipe da Guarda foi deslocada até o local. O autor, de 31 anos, foi identificado pelo dano causado ao patrimônio público e encaminhado à Polícia Civil.
O uso da tecnologia tem sido fundamental no combate a esse tipo de crime em Juiz de Fora. O Sistema Integrado de Videomonitoramento reúne 333 câmeras, com acesso compartilhado com outras forças de segurança, permitindo prevenir, verificar e solucionar casos de furto e vandalismo.
Combate ao furto de fiação
Desde 2021, a Operação Hefesto também atua na redução do comércio irregular de materiais de furto, já tendo apreendido mais de duas toneladas de produtos em onze edições da ação. O furto de fios e cabos gera prejuízo não só ao patrimônio público, mas também aos serviços essenciais, como energia, água, internet e mobilidade urbana, afetando toda a população.
Recentemente, uma nova legislação federal, sancionada no dia 28 de julho, aumentou as penas para crimes envolvendo fios, cabos e equipamentos de energia, telefonia e transporte. Agora, o furto pode gerar de dois a oito anos de prisão, o roubo até 15 anos, e a receptação de um a quatro anos, podendo dobrar se os materiais forem de serviços essenciais.









Comentários