• Radio Catedral

Gratinado de Chuchu com Presunto

INGREDIENTES



2 chuchus

150 g de presunto

1 caldo de galinha

Uma pitada de pimenta do reino

Queijo parmesão ralado para polvilhar


Molho

3 colheres (de sopa) de manteiga

3 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1/2 litro de leite quente

1/2 colher (de chá) de sal

1 caixinha de creme de leite (200 g)

1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado



MODO DE PREPARO



Comece pelo molho – Derreta a manteiga em uma penela e acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para “fritar”um pouco. Coloque um pouco de leite quente e continue a mexer. Continue acrescentando o leite quente e mexendo. Quando engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente (com força mesmo), isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver um pouco. Depois tire do fogo e acrescente, o sal, o creme de leite e o queijo ralado. Use logo a seguir.


Montagem – Descasque e retire o caroço do chuchu. Corte os dois chuchus em pedaços finos. Unte um refratário com manteiga e espalhe os pedaços de chuchus, por cima coloque o presunto picado e esfarele o caldo de galinha, espalhando por todo ele. Tempere com pimenta do reino. Coloque 1/3 do molho branco que você fez sobre o chuchu temperado e misture bem. Depois espalhe por cima o restante do molho e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido na temperatura média por uma meia hora ou até dourar e quando você espetar um garfo e perceber que o chuchu está macio. Sirva quente.


Dica:

Essa mesma receita você pode fazer com couve flor, brócolis, batatas (cortadas fininhas), cenouras pré cozidas ou mesmo vários legumes misturados.

Se quando você fizer o molho, ele empelotar (as vezes isso acontece), passe o molho por uma peneira ou bata no liquidificador.


Fonte: aquinacozinha.com



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo