top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Governo Federal lança aplicativo para bloquear celular roubado

Por Rádio Catedral com Agência Brasil e Rádio Nacional



O governo federal lança nesta terça-feira (19), às 15h, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF), o aplicativo Celular Seguro que tem como objetivo agilizar o bloqueio de celular roubado ou furtado. Com ele, vai ser possível bloquear rapidamente, com poucos cliques, o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos de banco.

 

A pessoa tem que fazer o download do aplicativo e se registrar com a conta GOV.BR. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro também vai poder indicar pessoas de confiança, que poderão fazer os bloqueios da linha telefônica nesses casos de roubo ou furto.

 

Assim que o usuário faz o bloqueio, os bancos, a operadora de telefonia e a Anatel são avisados.

 

Essa ferramenta vai ficar disponível numa página na internet do Ministério da Justiça e também nas lojas de app da Apple e do Google e poderá ser baixada a partir desta quarta (20).

 

O objetivo, conforme divulgado, é desestimular esse tipo de crime e reduzir as perdas e a dor de cabeça das vítimas. E é uma medida urgente: só em 2022, um milhão de celulares foram roubados no país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, publicou nas redes sociais que, nas próximas semanas, também vai ser possível bloquear SMS (mensagem de texto) e outros aplicativos com o Celular Seguro.

3 visualizações0 comentário
bottom of page