top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Governo de Minas mantém onda roxa em 13 das 14 macrorregiões de saúde do Estado

Juiz de Fora e cidades da região que fazem parte da macrorregião Sudeste permanecem na onda roxa.

Imagem: Agência Minas.

O Governo de Minas Gerais anunciou que 13 das 14 macrorregiões de Saúde do Estado seguem na onda roxa do programa "Minas Consciente". Isso porque ainda não apresentaram uma queda sustentada na taxa de óbitos e de ocupação em leitos de UTI e, por isso, deverão seguir as medidas mais restritivas pelo menos até 11 de abril. As medidas são reavaliadas a cada sete dias pelo Comitê.


A macrorregião Sudeste, da qual Juiz de Fora é a principal cidade e também referência, segue na fase mais restritiva do programa de enfrentamento ao coronavírus. Em Minas, apenas a macrorregião de Saúde Triângulo do Norte, primeira a ser inserida na fase roxa, após cerca de 30 dias, apresentou melhora em todos os indicadores relacionados à covid-19 e pode avançar para a onda vermelha. A decisão, tomada nesta quarta-feira (31), pelo Comitê Extraordinário Covid-19 - grupo que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado - passa a valer a partir de do dia 5 de abril.


Durante a reunião, o Governador Romeu Zema destacou que o momento ainda é difícil e pede cautela para preservar vidas. “Tivemos mais uma semana de recorde, tanto no Brasil quanto em Minas. Os números de óbitos e a taxa de ocupação de leitos está subindo na maior parte das regiões”, destacou.


Na última semana, Minas Gerais apresentou aumento de 6,9% no número de casos e de 8,1% nos óbitos. A incidência da doença cresceu 20% nos últimos 7 dias e 41% em 14 dias. A positividade atualmente é de 43%, o que significa que esse é o percentual de resultados positivos para covid-19 entre pacientes com sintomas gripais.


A incidência da doença também vem aumentando em cidades com menos de 30 mil habitantes. Atualmente, são apenas 93 municípios desse porte com menos de 50 casos a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Na última semana, o número era de 141.



*Informações da Agência Minas.

12 visualizações0 comentário
bottom of page