Governo de Minas Gerais suspende assembleias consultas sobre modelos cívico-militares nas escolas estaduais
- Radio Catedral

- 14 de jul.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Governo de Minas Gerais suspendeu temporariamente as assembleias que estavam marcadas para esta segunda-feira, 14 de julho, em escolas estaduais de Juiz de Fora e de outras cidades, com o objetivo de ouvir pais, alunos e profissionais da educação sobre a adesão ao modelo cívico-militar.
A suspensão foi anunciada ontem pela Secretaria de Estado de Educação, mas confirmada oficialmente pelo governador Romeu Zema nesta segunda-feira. Segundo ele, o recesso escolar dificultou a participação das famílias nas votações.
O secretário estadual de Educação, Igor de Alvarenga, informou que novas orientações serão divulgadas assim que professores e alunos retornarem às atividades, no início de agosto e descartou a suspensão em razão de uma pressão do Sindicato dos Professores.
Em Juiz de Fora, a decisão veio após a rejeição do modelo pela Escola Estadual Batista de Oliveira, no Bairro Costa Carvalho. Em votação presencial com cédulas, 88 votaram contra, 33 a favor e 2 em branco. Após esse resultado, a Secretaria havia unificado as assembleias das demais 24 escolas da cidade para ocorrerem todas no mesmo dia e horário, o que gerou críticas por parte da comunidade.
A proposta das escolas cívico-militares prevê uma gestão colaborativa entre a Secretaria de Educação, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, com foco em valores como respeito, responsabilidade, disciplina e cooperação. Segundo o governo, o modelo não altera a estrutura pedagógica das instituições.









Comentários