top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Governo de Minas diz que problemas estruturais graves impedem retomada de obras do Hospital Regional de Juiz de Fora

Atualizado: 14 de abr.

Obras não serão retomadas e investimento que seria feito deve ir para

obras do HU-UFJF.



Por Rádio Catedral

*Foto da Agência Minas | Relatório Lumens | Divulgação.

A obra do Hospital Regional de Juiz de Fora foi iniciada em 2009 e paralisada em 2017. Agora em 2024, o Governo de Minas anunciou que uma série de erros graves no processo de construção da unidade, apontados em laudos e diagnósticos da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias do Governo de Minas Gerais (Seinfra), colocou em dúvida a estabilidade do edifício. Abandonada a estrutura foi vandalizada e se deteriorou com o decorrer do tempo.

 

O diagnóstico orientou novos estudos realizados nas fundações e estruturas da edificação para conseguir mensurar qual seria a necessidade de reforço e assim garantir a estabilidade e segurança da edificação.

 

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, explicou a decisão.



Fábio Baccheretti disse ainda que tendo em vista o recente pedido oficial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em 1/4/2024, solicitando apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para repasse de recursos voltados para ampliação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Governo de Minas optou por investir dessa forma na saúde da população da Zona da Mata.



No início da noite da sexta-feira (12), a Prefeitura de Juiz de Fora divulgou uma nota sobre o comunicado do Governo de Minas em relação ao Hospital Regional de Juiz de Fora na qual disse que "está avaliando a mudança na situação e pretende em breve se manifestar após contatos mais informativos de parte do governo de Minas e da Universidade Federal de Juiz de Fora".


Confira a íntegra:

1. Ontem, dia 11 de abril, à noite, a Prefeitura de Juiz de Fora recebeu correspondência do Estado de Minas Gerais, subscrita pelos Secretários de Saúde e de Infraestrutura, informando sobre a desistência do Estado de Minas em dar continuidade às obras do Hospital Regional.
2. A correspondência alega dificuldades técnicas insuperáveis para a retomada da obra, com problemas originários da construção interrompida e degradada pelos efeitos do tempo desde 2017.
3. Informa também que o Governo de Minas, a quem cabia a continuação da obra, dispõe de R$ 150 milhões que aplica na sua conclusão e que agora se dispõe a repassar para a finalização do Hospital Universitário da UFJF, obra recentemente reativada pela injeção de R$ 190 milhões do governo Lula no PAC Saúde.
4. Dessa forma, a cidade e a região disporiam de um grande hospital público, que atenderia não só Juiz de Fora, mas também os 94 municípios que compõem a Macrorregião.
5. A Prefeitura de Juiz de Fora, a quem essa notícia foi encaminhada ontem à noite, está avaliando a mudança na situação e pretende em breve se manifestar após contatos mais informativos de parte do governo de Minas e da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Nosso jornalismo fez contato também com a assessoria do HU-UFJF que disse que não irá se pronunciar à respeito.

18 visualizações0 comentário
bottom of page