top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Futebol e fé: Padre Tarcísio Monay reflete sobre chances de evangelização durante Copa do Mundo

Papa Francisco também se manifestou sobre o evento: "que seja ocasião de paz, encontro e harmonia entre as nações".


Por Roberta Oliveira

Padre Tarcísio Monay | Foto: Paróquia São Geraldo/Facebook

Desde o dia 20 de novembro, a Copa do Mundo de futebol, realizada no Catar, movimenta as emoções das pessoas em diferentes cantos do planeta. Nesta quinta, 24, chegou a vez dos corações brasileiros acelerarem, com a estreia às 4 da tarde contra a Sérvia.


Sabia que o evento pode ser uma possibilidade de evangelização? A gente conversou com o Padre Tarcísio Monay, da Paróquia São Geraldo no Bairro Teixeiras em Juiz de Fora, sobre como o exemplo de São Paulo nos ensina a relacionar o cotidiano com a vivência da fé.


Quem também se pronunciou sobre a competição foi o Papa Francisco, em mensagem durante a Audiência Geral nesta quarta-feira, 23 de novembro.


Nos caminhos de São Paulo, a Palavra de Deus em todos os lugares

Nas duas últimas Copas, em 2014 no Brasil e em 2018, na França, Padre Tarcísio Monay criou uma tabela de jogos e um álbum de figurinhas diferenciados. Nos dois projetos, o interesse pelo maior evento mundial do futebol se tornou uma plataforma para a divulgação do Evangelho. Segundo ele, o resultado foi bastante positivo.


Ele reforça que São Paulo aborda nas cartas elementos do cotidiano da época e que ainda hoje podem ser associados ao esporte no nosso dia a dia.


Respeito, união, mobilização: estandartes da fé presentes no futebol


Padre Tarcísio Monay afirmou que o entretenimento através do esporte aborda outros aspectos como respeito às pessoas que vivem em uma cultura diferente.


No próximo domingo, a Igreja Católica inicia o período de Advento. Padre Tarcísio pondera que a Copa do Mundo pode incentivar a prática de algumas vivências importantes neste momento de preparação dos católicos para o Natal.


Jogadores do Equador comemoram gol na vitória na estreia contra o Catar Foto: Fifa/Facebook

"Escalados" por Deus para viver o Evangelho


Padre Tarcísio Monay reforça que a mobilização pelo esporte pode abranger outros temas necessários, como a união e a paz no mundo. Afinal de contas, podemos dizer que, assim como os jogadores são chamados por um técnico para a disputa da Copa, os cristãos foram "escalados por Deus" para, mais que "vestir a camisa", viver o Evangelho.


Padre Tarcísio deixa uma mensagem para os torcedores e torcedoras a respeito do momento de experiência de fé durante a Copa do Mundo.



Mensagem do Papa Francisco para a Copa do Mundo


Apreciador do futebol e torcedor do San Lorenzo, da Argentina, Papa Francisco recordou o campeonato mundial do Catar na Audiência Geral desta quarta-feira, 23 de novembro.


Na saudação a jogadores e torcedores, o Papa Francisco reforçou que o futebol pode ser uma inspiração para o mundo. Ele desejou que o evento seja "uma ocasião de encontro e harmonia entre as nações" e pediu orações pela paz no mundo e o fim das guerras.


Papa Francisco recebeu Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores antes da Partida Pela Paz em 2022 Foto: Vatican News

22 visualizações0 comentário
bottom of page