Fraternidade e moradia: CNBB divulga cartaz da Campanha da Fraternidade 2026
- Radio Catedral

- 10 de ago.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o cartaz da Campanha da Fraternidade 2026. Com o tema "Fraternidade e Moradia" e o lema bíblico "Ele veio morar entre nós", do evangelho de João, capítulo 1, versículo 14, a campanha chama atenção para um dos direitos mais básicos do ser humano: o de morar com dignidade.
Segundo o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, a proposta do tema surgiu de um pedido da Pastoral da Moradia e Favela, diante dos graves problemas enfrentados por milhões de brasileiros.
Hoje, o país tem um déficit de 6 milhões de moradias e cerca de 26 milhões de residências inadequadas, muitas sem saneamento, com superlotação ou em condições precárias.
O cartaz da Campanha da Fraternidade 2026 traz, como imagem central, a escultura “Cristo sem-teto”, do artista canadense Timothy Schmalz. A obra mostra um homem deitado em um banco, coberto por um cobertor. O rosto não aparece, mas os pés feridos revelam que se trata de Jesus. A escultura, que tem réplicas espalhadas pelo mundo, incluindo o Brasil, nos convida a nos aproximar e reconhecer Cristo nos empobrecidos.
O fundo do cartaz exibe a silhueta de uma cidade dividida por cores contrastantes – marrom e laranja –, simbolizando os contrastes sociais. Ao centro, uma igreja com uma cruz representa o chamado da fé cristã a ser sinal de esperança e transformação nesse cenário.
A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos durante a Quaresma e propõe um caminho de conversão, solidariedade e compromisso social. Em 2026, a campanha convida todos os cristãos a olharem com compaixão e responsabilidade para a realidade da moradia no Brasil, e a lutarem para que ninguém seja privado do direito de ter um lar digno.
O gesto concreto da campanha será a Coleta Nacional da Solidariedade, marcada para o dia 29 de março de 2026.









Comentários