Francisco e Jacinta, os santos Pastorinhos de Fátima: exemplos de devoção e entrega a Deus
- Radio Catedral
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Nesta quinta-feira (20), a Igreja Católica faz memória dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, dois dos santos Pastorinhos de Fátima.
Como narra o site da Canção Nova, Francisco Marto nasceu em 11 de junho de 1908; e Jacinta, nascida em 5 de março de 1910, em Aljustrel, Fátima. Os filhos mais novos de Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus. Na infância, ambos pastoreavam o rebanho de ovelhas da família, juntamente com a prima, Lúcia. As crianças eram de família simples, muito piedosa e atuante na fé católica.
Em 1916, quando Francisco e Jacinta tinham 8 e 6 anos, respectivamente, viram três vezes um anjo. Em 1917, viram seis vezes a Santíssima Virgem, que os exortava a rezar e a fazer penitência pela remissão dos pecados da humanidade. Tal atitude seria pela conversão dos pecadores e em busca da paz para o mundo. Ambos responderam, imediatamente, com todas as suas forças às exortações da Virgem Maria. Inflamados cada vez mais pelo amor a Deus e às almas, tinham uma só aspiração: rezar e sofrer, de acordo com os pedidos do anjo e da Virgem Maria.
Na aparição de 13 de maio, após o convite de Nossa Senhora que pergunta: “Quereis oferecer-vos a Deus?”. Com sua prima Lúcia, responderam: “Sim, queremos”. A vida deles muda por completo, numa entrega total a Deus e aos desígnios. Tomados por amor a Deus, viveram sofrimentos oferecidos até a morte pela salvação das almas.
Como destaca o Padre José Cisneiros, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santa Cruz, em Juiz de Fora, os irmãos Marto deixaram exemplo a todos os católicos.
Os Santos Pastorinhos morreram ainda crianças. Os restos mortais dos irmãos foram trasladados para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima. No entanto, a canonização demorou décadas.
Francisco e Jacinta Marto foram beatificados pelo Papa São João Paulo SEGUNDO em 13 de maio de 2000, em Fátima. Em 2017, no centenário das aparições de Nossa Senhora, Papa Francisco canonizou as duas primeiras crianças não mártires em cerimônia no Santuário de Fátima. E o milagre que levou à canonização foi com uma criança brasileira, como conta Padre José Cisneiros.
Comments